|
|
Aluno(a) |
Lilian Yuri Yoshimoto |
Titulo |
Tristan Corbière: o sujeito poético e a busca por uma identidade |
Orientador(a) |
|
Data |
28/05/2012 |
Resumo |
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo caracterizar a obra Les amours jaunes, de Tristan Corbière, a partir de teorias sobre a modernidade estética fin de siècle. Os movimentos que encerram em si os questionamentos basilares para a formação do pensamento identitário do sujeito poético moderno, como Romantismo, Decadentismo e Simbolismo foram abordadas à medida que contribuíam para a compreensão dos textos corbierianos. Buscamos estudar os motivos recorrentes e a linguagem coloquial que demonstram uma preocupação em repensar o papel da lírica em tempos de acentuado progresso material, esses questionamentos com relação à poesia assumem uma conotação mais individualizante e terminam por revelar uma inquietação quanto à própria concepção do sujeito lírico. O niilismo característico da época não esconde a possibilidade de estabelecer uma razão de existência através da arte, assim, o diletantismo e o esteticismo revelam uma nova acepção de identidade, comum no século XX, mas que vinha sendo pensada desde o século anterior. A busca por uma identidade contrapõe-se à inviabilidade do estabelecimento de verdades unas, assim, o sujeito poético moderno permanece sempre com um aspecto fragmentário, mas, ainda assim, perceptível através de seus textos.
Palavras-chave: Tristan Corbière; identidade; modernidade; Decadentismo; Simbolismo.
ABSTRACT
It is this work goal to characterize Tristan Corbières Les amours jaunes analyzing theories about the fin de siècles aesthetical modernity. The movements in which are found main issues to the modern poetic selfs identitary thoughts formation like Romantism, Decadentism, and Symbolism were considered as they contribute to the understanding of the texts of Corbière. It was our intention to study the motifs and the colloquial language, which demonstrate a concern about the role of lyric poems in an age of wide material progress. These questions related to poetry assume a more individualized inference and reveal an anxiety about the conception of lyrical self itself. The characteristic nihilism of that time does not hide the possibility of establish a reason of existence through art, so the dilletantism and the aestheticism reveal a new identity definition which have been thought since the nineteenth century but only became common in the twentieth century. The search for an identity opposes itself to the impracticability of the establishment of an unique truth, so the poetic self always remains with an fragmentary aspect, but still noticeable through its texts.
Keywords: Tristan Corbière; identity; modernity; Decadentism; Symbolism. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|