UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Natalia Helena Wiechmann
Titulo A questão da autoria feminina na poesia de Emily Dickinson
Orientador(a)
Data 18/05/2012
Resumo Esta dissertação tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa de mestrado
intitulada primeiramente Aspectos da autoria feminina na poesia de Emily Dickinson, modificada posteriormente pelo título A questão da autoria feminina na poesia de Emily
Dickinson. Emily Dickinson (1830-1886) foi uma poeta norte-americana cuja obra é
bastante conhecida por suas características particulares, tanto na forma quanto no
conteúdo: o uso excessivo do travessão, das incorreções gramaticais, das metáforas
constantes, dos paradoxos e da ironia, além das imagens que ela desenha da morte, de
Deus, do ambiente doméstico feminino e das relações amorosas, entre outros tantos
traços que fazem sua poesia destacar-se no panorama da literatura ocidental. Partindo do
contexto em que a poeta se insere, este trabalho buscou investigar as relações entre a
poesia de Emily Dickinson e a autoria feminina na tentativa de identificar possíveis
manifestações poéticas de uma consciência das relações de gênero. Para isso, adotamos
a crítica literária feminista de vertente norte-americana como base teórica e
metodológica. Num primeiro momento, traçamos o percurso desenvolvido pela critica
literária em geral desde as primeiras publicações dos poemas dickinsonianos até o
surgimento e fortalecimento da crítica literária feminista. Em seguida, discutimos as
principais questões trabalhadas por essa postura crítica e como ela tem visto a poesia de
Emily Dickinson. Dedicamo-nos, então, à sua obra refletindo sobre como seus traços
mais marcantes podem se relacionar à autoria feminina e propomos a análise de três
poemas - “The Soul selects her own Society – ”, “I’m “wife” – I’ve finished that – ” e
“My Life had stood – a Loaded Gun – ” – em que pudemos verificar como, de fato, a
autoria feminina se manifesta literariamente. Ao final concluímos que a relação entre a
obra poética de Emily Dickinson e a questão da autoria feminina pode ser comprovada a
partir da identificação de um subtexto articulado poeticamente para condensar em si a
consciência das relações de gênero sob o disfarce da despretensão artística.

Palavras - chave: Emily Dickinson. Autoria feminina. Crítica feminista norteamericana.


ABSTRACT

This thesis aims to present the results of the Master’s research firstly entitled Aspects of
the female authorship in Emily Dickinson’s poetry, but whose title later became The
issue of the female authorship in the poetry of Emily Dickinson. Emily Dickinson
(1830-1886) was an American poet whose work is widely known for its particular
characteristics, both in its form and content: the excessive use of dashes, the grammar
incorrections, the constant metaphors, paradoxes and irony, besides the images she
makes of death, of God, of the womanly domestic environment and of the love
relationships, among many other features that give her poetry a prominent place in the
Western literature. Starting from the context in which her poetry is inserted, this
researched aimed to investigate the relations between Emily Dickinson’s poetry and the
female authorship in an attempt to identify possible poetic manifestations of an
awareness of gender relations. In order to do that, we have taken the American literary
feminist criticism as our theoretical and methodological basis. In a first moment, we
have traced the trajectory developed by literary criticism in general since the first
Dickinson’s poems published until the emergence and strengthening of the literary
feminist criticism. After that, we have discussed the main questions of this critical view
and also how they have worked with Emily Dickinson’s poetry. Then we focus on her
work to discuss how its most remarkable features may be related to the female
authorship and we propose the analysis of three poems – “The Soul selects her own
Society – ”, “I’m “wife” – I’ve finished that – ” and “My Life had stood – a Loaded
Gun – ” – in which we could see see how the female authorship does manifest itself
literarily. Ultimately, we conclude that the relation between the poetic work of Emily
Dickinson and the issue of the female authorship might be verified by identifying a
subtext poetically articulated to compress in itself the consciousness of the gender
relations disguised by the artistic unpretentiousness.

Keywords: Emily Dickinson. Female authorship. American feminist criticism.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara