UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Thiago Miguel Andreu
Titulo (DES)CONCERTO: o realismo maravilhoso em Concierto barroco
Orientador(a)
Data 10/02/2012
Resumo O discurso realista maravilhoso, por não apresentar disjunção entre natural e sobrenatural, torna-se um espaço de convergência e debate dos fatos de que se tem conhecimento sobre a América, dando margem para a transgressão do real, sem ruptura. O único enfrentamento seria com a própria história tida, até o momento, como hegemônica, característica que encontra na diegese, condições para proliferar a ideologia americanista, relacionada à formação da identidade no discurso literário hispano-americano, que está no cerne das discussões a respeito do subgênero. A partir da constatação de tais mecanismos narrativos típicos do realismo maravilhoso, propomos avançar para o campo analítico pragmático e fenomenológico, tendo como referencial teórico, em especial, os postulados de Irlemar Chiampi (1980), Alejo Carpentier (1949), William Spindler (1993) e David Roas (2001), aplicados na estrutura da narrativa do romance carpentieriano Concierto barroco, de 1974. Para nossa pesquisa, temos como objetivo analisar quais seriam os mecanismos textuais que instauram o subgênero realismo maravilhoso na narrativa do romance supracitado os quais, possivelmente, se articulam em um segundo momento com conceitos como a história e a ideologia. Estruturamos o primeiro capítulo da dissertação, como uma averiguação teórica do subgênero, perpassando questões como o realismo maravilhoso e a mimese literária, suas correlações com o surrealismo, e com o mágico sui generis, como também suas feições linguística, pragmática e ideológica. Isto feito, avançamos para a análise do romance, detendo-nos em cinco aspectos básicos de estruturação – fabricação de efeito de encantamento na narrativa (CHIAMPI); ausência de hesitação, cronologia e espaço diegéticos não-lineares, expressão linguística do subgênero e história como articulador textual.


Abstract

(NO)CONCERT: wonderful realism in Concierto barroco

Wonderful realism, because of its absence of disjunction between natural and supernatural, it becomes a space of convergence and discussion of facts we know about America, giving room for the transgression of the real, without rupture. The only confrontation is with the hegemonic history: conditions to proliferate the American ideology related to the formation of identity in the Spanish-American literary discourse, which is at the heart of discussions about the subgenus. From the observation of such typical mechanisms, we propose to advance to pragmatic and phenomenological field, with the theoretical framework, particularly, Irlemar Chiampi’s (1980) and Alejo Carpentier’s (1949) postulates, applied to the narrative structure of the novel Concierto barroco (1974).We aimed the analyzes of what are the mechanisms that establish the textual subgenus in the novel's narrative above, which ones were subsequently articulated with concepts such as ideology and history. We structured the first chapter of the dissertation, as a theoretical investigation about the subgenus, spanning topics such as realism and literary mimesis, correlations with surrealism, and with magic sui generis, as well as their linguistic, pragmatic and ideological features. After that, we moved to the novel’s analysis, studying five basic aspects of structure - the enchantment effect (Chiampi), the no-hesitation, non-linear diegetic space and non-linear chronology, expression’s linguistic and the history as articulator of the subgenus.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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