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Aluno(a) |
Patricia Anzini da Costa |
Titulo |
Marginália Tropical: Cacaso, um poeta antropófago |
Orientador(a) |
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Data |
30/05/2011 |
Resumo |
O objetivo desta dissertação é ressaltar de que forma o poeta mineiro Antônio Carlos de Brito, o Cacaso (1944-1987), pertencente à geração da década de setenta que ficou conhecida como marginal do mimeógrafo, explora os recursos estéticos proporcionados pela movimentação cultural anterior, intitulada Tropicalismo. Assim, o choque ocasionado pelos tropicalistas que proporcionou uma ruptura aos valores estabelecidos de uma sociedade mascarada pela repressão político-ideológica - fruto do golpe militar ocorrido em 1964 - é reavivado pelo escritor marginal de modo notável. A desconfiança frente ao discurso mítico-nacionalista advindo dos militares, a urgência de se criar uma identidade cultural nacional através da instauração antropofágica que visa o rompimento de hierarquias nas mais diferentes manifestações artísticas e a necessidade de dar prosseguimento à crítica de um país em cacos, propondo sua atualização, ecoa nos versos do poeta. A poesia do autor mineiro também reflete temática e esteticamente uma sociedade incapaz de compreender as mudanças do seu próprio sistema; sociedade esta que necessitava urgentemente abrir diálogos mundiais, admitir sua condição de diversidade cultural e questionar a técnica e o progresso como valores fundamentais para o desenvolvimento de uma nação. Dessa maneira, propõe-se, através da apresentação crítica da poética cacaseana, sobretudo de alguns poemas do seu segundo livro intitulado Grupo Escolar (1974), revelar os ingredientes de reconstrução e desmistificação da realidade brasileira de que Cacaso se apropria, bem como destacar a reviravolta em parâmetros até então hegemônicos de avaliação cultural. Intimamente conectados com as propostas dos tropicalistas, esses parâmetros vão, a partir dos poetas marginais, exigir um novo posicionamento frente aos conceitos de modernidade, inovação e ruptura. Fato que acarretará, de uma vez, a eleição da pluralidade, da mediana e da tolerância como peças fundamentais da força crítico-construtiva dessas poéticas jovens, cujo exemplo encontra-se nos versos do poeta marginal. Portanto, a inquietude em relação ao diálogo e à força da incorporação crônica, assim como a reflexão desse sincretismo tropical e a contestação em relação aos padrões institucionais que tanto tropicalistas quanto marginais colocaram em prática, são os pontos que norteiam este projeto.
Palavras chave: Tropicalismo. Antropofagia. Poesia Marginal. Cacaso. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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