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			| Aluno(a) | 
			Daniele Talita Florido Vieira | 
		 
		
			| Titulo | 
			Modos de expressão do discurso didático n | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			02/05/2011 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Esta dissertação de Mestrado intitulada Modos de expressão do discurso didático nOs trabalhos e os Dias de Hesíodo propõe a análise da estrutura textual do poema hesiódico, de modo a descrever os recursos textuais usados pelo poeta para compor um texto de natureza exortativa e didática. 
	Com a finalidade de ensinar seu irmão Perses a viver honestamente, por meio dos frutos do próprio trabalho, Hesíodo escreve seu poema, discorrendo a respeito da justiça de Zeus e da dimensão religiosa do trabalho.  Para isso, o poeta apropria-se de uma série de expedientes linguísticos que validam a classificação de seu poema como um discurso didático. Entre eles: o uso das narrativas míticas, que possuem um caráter norteador; os versos que acionam a função conativa da linguagem, nos termos em que Jakobson a definiu (1973, p. 125), versos que são dirigidos para uma segunda pessoa; o uso de formas verbais apropriadas ao aconselhamento (como imperativos e infinitivos); a frequente apresentação de máximas que condensam um ensinamento, muitas delas construídas com aoristos gnômicos; uma tipologia dos sujeitos com as passagens que caracterizam o sujeito-didata, Hesíodo, e as que caracterizam os sujeitos-aprendizes, Perses e os reis de Ascra e assim por diante. A busca e a descrição desses expedientes é, precisamente, o que nos compete nesta pesquisa. 
 
Palavras-chave: Literatura grega; poesia didática; Hesíodo; Os Trabalhos e os Dias; discurso didático; enunciação. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
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