|
|
Aluno(a) |
Marcela Ulhôa Borges Magalhães |
Titulo |
Um estudo do ethos feminino em Chico Buarque sob uma perspectiva semiótica |
Orientador(a) |
|
Data |
29/04/2011 |
Resumo |
A voz feminina é dotada de grande singularidade: em Odisseia, as sereias enfeitiçavam os marujos por meio do canto; em Mil e Uma Noites, Scheherazade salvou a própria vida em virtude do modo encantador como contava histórias. Quando essa voz feminina de caráter verbal delineia-se no discurso, pode-se afirmar que se trata, de fato, de um sujeito ontológico feminino que se manifesta no plano textual? Nesta dissertação de mestrado, entenderemos o feminino como um efeito de sentido projetado no discurso por meio de diversas estratégias manipuladas pelo enunciador, e, a partir dessa ideia, propomo-nos a discutir, por meio da Teoria Semiótica de inspiração greimasiana e de outras teorias poéticas e linguísticas que com ela dialogam, a possibilidade da existência de um ethos de um enunciador feminino nas letras de canção de Chico Buarque. Como córpus, selecionamos as letras de canção Atrás da porta, Com açúcar, com afeto, Gota dágua, O meu amor, Não sonho mais e Teresinha, as quais submetemos a uma análise literária no que concerne aos elementos do plano de conteúdo e do plano de expressão do texto verbal. Por fim, após o exame do córpus selecionado, todas as recorrências composicionais encontradas nas letras de canção foram sistematizadas a fim de verificarmos a possibilidade de delinear um ethos feminino do enunciador no todo dos enunciados analisados.
Palavras-chave: Chico Buarque, feminino, efeito de sentido, ethos, Semiótica, Linguística. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|