UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Maira Tamaoki Sant Anna
Titulo Da forma à substância: a percepção tátil da figura feminina em alguns poemas de Quaderna de João Cabral de Melo Neto
Orientador(a)
Data 10/06/2009
Resumo Sabe-se que a poesia de João Cabral de Melo Neto faz parte de um projeto poético que preza pela lucidez e rigidez formal, e, por outro lado, constitui-se de poemas expressivos e comoventes. Notamos que a primeira constatação é tão salientada nos estudos sobre a obra do poeta que a segunda é, muitas vezes, desprezada. Entendemos que tal fenômeno se deve ao fato de que esse suposto caráter racional da poesia cabralina possibilita sua distinção das outras poesias, tornado-a peculiar. Entretanto, embora a comoção chegue a caracterizar poesia, de modo geral, a que se constrói na obra de João Cabral é tão atípica quanto sua abordagem lógica. Desse modo, o presente estudo propõe a análise de poemas em que a coexistência dos fatores considerados é exemplar, os quais se denominam “Estudos para uma bailadora andaluza”, “Paisagem pelo telefone”, “A mulher e a casa”, “A palavra seda”, “Imitação da água” e “Jogos frutais”. Estes estão reunidos em Quaderna, de 1960, obra do poeta que concentra, de modo mais relevante, poemas que abordam a figura feminina. Defendemos que essa figura dos poemas difere da expressão poética que a tradição tem construído, a princípio por estar expressa por meio da linguagem cabralina “típica”, formal e estruturalmente rígida, contudo apresenta intensa sensorialidade. Notamos, inclusive, uma exaltação do feminino, que transcende a forma, o corpo em si, perpassa todo espaço poético e as palavras, culminando em uma celebração da própria poesia. Portanto, há um interessante paradoxo que procuramos investigar: como o feminino, que tem sido considerado como um tema lírico, pelo sentimentalismo com o qual é associado na poesia em geral, aparece nesta poética chamada “anti-lírica”, pelo laconismo e racionalismo imperantes. Além de se tratar de um aspecto menos evidenciado pela crítica, esta aparente incongruência justifica o interesse da pesquisa, por meio da qual procuramos apreender um modo de composição poético fundado no aprendizado com as figuras que o poeta “experimenta”, engendrando um fazer metalingüístico que se reitera, numa incessante reflexão sobre a poesia. Para isso, são pesquisadas algumas teorias sobre a poesia lírica, tanto com base na tradição quanto nos estudos mais recentes. Valemo-nos, inclusive, como embasamento teórico, de estudos sobre o poeta e a poesia em geral, como a imagem poética, e dos desdobramentos recentes da teoria semiótica greimasiana, que possibilitam a exploração da figuratividade e consideram o sensível na construção do sentido do texto.



Palavras-chave: João Cabral de Melo Neto. Figura feminina. Percepção. Semiótica. Literatura brasileira. Poesia.
Tipo Defesa-Mestrado
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