UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Marcio Scheel
Titulo A Literatura aos pedações: a fragmentação discursiva e a problemática da representação do primeiro romantismo alemão à modernidade e ao pós-modernismo
Orientador(a)
Data 25/05/2009
Resumo O projeto que ora se apresenta procura localizar – histórica, crítica e teoricamente – algumas linhas de força do pensamento filosófico, estético e artístico desenvolvidas a partir do Primeiro Romantismo Alemão e que foram, ao longo dos séculos, rejeitadas, negadas, revistas ou reconfiguradas, dando origem a questões centrais no interior dos discursos críticos e teóricos da modernidade e do pós-modernismo. Partindo das relações estabelecidas por Novalis e Schlegel – principais representantes do Primeiro Romantismo Alemão – entre teoria, pensamento filosófico e poética, bem como da elaboração consciente de uma estética do fragmento, buscaremos compreender como a idéia do fragmentário engendra, na modernidade e no pós-modernismo, uma problemática da crise: das possibilidades de representação do real, de criação artística, de alcance e fixação da verdade, do discurso como instância ou como meio através do qual o mundo, o real e os indivíduos são compreendidos, tomados, discutidos e representados. Busca-se entender a crise da representação e a forma como esta se vincula, no plano da criação artística, a outras noções igualmente importantes discutidas ao longo do século passado: o estilhaçamento e a crise da noção de sujeito, a legitimidade dos discursos, a busca incessante pela originalidade radical como única forma de surgimento e manifestação do novo no domínio estético, a ruptura e o choque entre um certo relativismo do qual se acusa a contemporaneidade em relação a uma alta tradição, uma alta cultura, que teriam produzido os últimos grandes modelos de discursos teleológicos, com seus conceitos de verdade absoluta, de revolução possível, de transformação plena da ordem estabelecida. Desse modo, além dos fragmentos literários dos românticos, o trabalho em questão passa pela análise dos romances Nadja, de André Breton e Vício, de Paulo José Miranda, bem como por alguns comentários pertinentes acerca de A Ópera Flutuante, de John Barth e W ou a memória da infância, de Georges Perec, com o objetivo principal de identificar o sentido da estética do fragmentário em três diferentes momentos estéticos: no Primeiro Romantismo Alemão, (Frühromantik), na Modernidade e na Pós-Modernidade. Como decorrência dessa identificação, pretende-se isolar questões fundamentais para a compreensão da representação artística e literária. A partir dessa identificação, pretende-se chegar a questões decisivas para o pensamento estético contemporâneo, como as noções de representação, originalidade, verdade referencial e discursiva, bem como a possibilidade da criação poiética ainda significar o espaço ou a forma de uma reflexão crítica e conceitual sobre o próprio fazer literário.

PALAVRAS-CHAVE: fragmento literário; primeiro romantismo alemão; poiesis; representação; modernidade; pós-modernidade; filosofia; teoria; crítica.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara