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Aluno(a) |
Edson Luiz Capellato Junior |
Titulo |
Infância e memória em When We Were Orphans, de Kazuo Ishiguro |
Orientador(a) |
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Data |
31/03/2009 |
Resumo |
Este trabalho analisa o romance When We Were Orphans, de produção do escritor Kazuo Ishiguro, focando o emprego da memória no texto literário, como forma de examinar as estratégias empregadas pelo escritor.
A principal preocupação estética do autor britânico volta-se para como seus personagens lêem e interpretam suas histórias de vida e para como eles percebem as forças que conduzem seus destinos e como reescrevem tais detalhes. A estratégia narrativa adotada é a do emprego da memória marcando a percepção a posteriori que caracteriza o relato. O estudo, portanto, aponta a técnica narrativa ligada aos processos psíquicos constituintes da memória, e auxilia na exposição do sofrimento humano, na crítica sutil ao imperialismo e colonialismo do século XX, tema e motivo de seus romances. Dessa forma, o autor enfatiza as técnicas que as pessoas usam para encobrir e às vezes até para suprimir suas emoções e, em particular, a maneira pela qual tais emoções são estimuladas pela memória.
O trabalho terá como suporte teórico os estudos freudianos sobre a memória, o estranho e as experiências ocorridas na infância, particularmente considerando a atuação do narrador, o personagem Christopher Banks, como foco central. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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