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Aluno(a) |
Nilda Maria Medeiros |
Titulo |
A enunciação poética nos contos de Maria Colasanti |
Orientador(a) |
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Data |
06/03/2009 |
Resumo |
A presente dissertação fará a análise dos contos de fadas de Marina Colasanti, A
primeira só e Além do Bastidor do livro Uma Idéia Toda Azul (2006), A moça tecelã e
A mulher ramada do livro Doze Reis e a Moça no Labirinto do Vento (2000), Entre a
espada e a rosa que está no livro de mesmo nome (1992), a fim de explicitar as estratégias de linguagem do universo literário da autora. A partir do corpus percebe-se que o discurso, nas narrativas da autora, realiza um diálogo com outros discursos oriundos da memória cultural, das narrativas clássicas e dos contos populares tradicionais. As vozes na narrativa da autora, ora marcam encontros ora marcam confrontos discursivos, inscrevendo o caráter saudosista e ao mesmo tempo subversivo a partir do enunciado e da enunciação.Tal estratégia enunciativa desvela o aspecto político que se vela no seu contar poético. Considerando tais aspectos, esta
pesquisa tem como objetivo o estudo da enunciação interdiscursiva a fim de evidenciar como o discurso poético de Marina Colasanti se desvela num discurso político que abriga a
ambigüidade dos gêneros literários e humanos. Para isso, propomos o questionamento da origem do conto de fadas a fim de mostrar como este gênero nasce ao lado da poesia, abriga o acervo da memória cultural e revela-se como tecido de posicionamentos ideológicos, bem
como de busca existencial. E a fim de trilhar um percurso seguro, procuramos apoiar o
trabalho na semiótica greimasiana, no dialogismo de Bakhtin e na análise do discurso de linha francesa para ouvir as vozes que se encontram e/ou confrontam nos contos selecionados . |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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