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			| Aluno(a) | 
			Tadeu Paschoal de Paula | 
		 
		
			| Titulo | 
			Violão de Rua: canto de uma utopia romântica | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			05/02/2009 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		A coletânea de poemas engajados Violão de Rua, organizada pelo Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), foi publicada ao longo dos anos de 1962 e 1963 e materializa muito das agitações político-ideológicas e estéticas que marcaram a literatura do período. Acompanhando as transformações, efetivas e almejadas, ocorridas no quadro sócio-econômico do Brasil, caracterizado, ainda, pelo desenvolvimentismo e populismo predominantes na política dos anos anteriores, a literatura e a arte em geral pareciam tomadas por uma onda de intenções revolucionárias. O desejo de mudança repercutiu nas obras literárias, cujos conteúdos e, em casos mais raros, formas destinavam-se à transmissão de uma mensagem conscientizadora para o público pretendido, o povo, esclarecendo-o acerca de sua condição e da necessidade de uma revolução. Este trabalho apresenta uma investigação sobre a imagem de povo nutrida pelos intelectuais de esquerda e presente na literatura do CPC, além de se ater cuidadosamente ao debate entre engajamento literário e qualidade estética, imprescindível para situar o Violão de Rua entre as movimentações literárias da segunda metade do século XX no Brasil. 
 
Palavras-chave: Violão de Rua; Literatura Brasileira; Poesia Brasileira; Literatura Engajada; Centro Popular de Cultura; União Nacional dos Estudantes. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
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