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Aluno(a) |
Iris Helena Guedes de Vasconcelos |
Titulo |
Do tema da traição à poética da transgressão: Otelo e Toda nudez será castigada |
Orientador(a) |
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Data |
17/02/2006 |
Resumo |
Este trabalho analisa duas peças de diferentes autores, nacionalidades e temporalidades: Otelo (16045), de William Shakespeare, e Toda nudez será castigada (1965), de Nelson Rodrigues. A partir da correlação entre os termos bárbaro e civilizado anunciada em Otelo, ressaltando a inter-relação das forças contraditórias que atuam na união entre um bárbaro errante e uma veneziana supersofisticada, também sugerida em Toda nudez será castigada, com o princípio gerador deste drama: o casto é um obsceno, procuramos apresentar a questão da intersubjetividade da forma dramática, enfatizando sua estrutura dialética com base nas forças antagônicas que constituem o conflito entre o eu e seus oponentes. Para tanto, dois textos foram de fundamental importância, a saber, O processo civilizador, de Norbert Elias, e O mal-estar da civilização, de Freud. Todavia a pesquisa fundamenta seus pressupostos teóricos e metodológicos em Literatura e sociedade, de Antonio Candido, no que diz respeito à relação entre texto e contexto, e vai encontrar suporte na concepção bakhtiniana de carnavalização. Dessa forma, discutimos aspectos dos contextos próprios aos autores estudados, das condições de produção de suas obras, bem como dos teatros elisabetano e brasileiro moderno. Destacamos, portanto, os vínculos entre a obra dos dois dramaturgos e a tradição herdada dos gregos e de seus seguidores renascentistas. Nesse sentido, procuramos estabelecer uma relação entre o tema da traição e a poética da transgressão rodriguiana, buscando suas identificações e diferenças em Otelo. Enfim, destacamos a questão da teatralidade e da carnavalização, no sentido de transgressão e de inversão de valores que caracterizam o gênero sério-cômico. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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