UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Erika Bergamasco Guesse
Titulo Silvio Romero e os contos populares brasileiros deorigem indígena: uma análise crítica
Orientador(a)
Data 11/08/2008
Resumo A presente pesquisa tem por objetivo apresentar uma proposta de análise de um
grupo de onze contos populares brasileiros de origem indígena, coletados por Silvio
Romero e publicados no volume Contos populares do Brasil (1883), que reúne
contos populares brasileiros de origem européia, indígena e africana. A dissertação
aborda basicamente quatro tópicos. O primeiro deles trata das características
fundamentais da literatura oral brasileira, com enfoque especial para as tradições
orais indígenas, além de apresentar um levantamento de informações
biobibliográficas sobre Silvio Romero. O segundo tópico consiste em um estudo da
teoria proposta por Alan Dundes, em Morfologia e estrutura no conto folclórico, que
serve de ferramental teórico para a leitura estrutural dos contos (uma vez que
Dundes parte das funções de Propp e dos estudos do antropólogo/lingüista Kenneth
L. Pike para chegar a um modelo de análise específico para narrativas de origem
indígena). No terceiro tópico, são realizadas as análises das narrativas que
compõem o corpus. As análises mostram que a maioria dos contos indígenas
coletados por Romero pode ser analisada a partir dos esquemas estruturais de
Dundes, embora algumas adaptações sejam necessárias devido às especificidades
das narrativas brasileiras. Por fim, no quarto tópico, desenvolvemos um quadro
comparativo que concentra os principais resultados das análises. A partir desse
quadro, apresentamos algumas possíveis interpretações dos dados coletados, vistas
como perspectivas que complementam as análises estruturais realizadas.
Palavras-chave: conto popular, conto indígena, folclore, análise estrutural, análise
sócio-cultural.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara