|
|
Aluno(a) |
Gismara Rosane Garcia |
Titulo |
Frames Literários: A Ekphrasis n |
Orientador(a) |
|
Data |
06/03/2008 |
Resumo |
Esta dissertação pretende demonstrar a relação que Almeida Faria, escritor português, promove entre palavra e imagem na configuração da narrativa do romance O Conquistador (1990), no qual há uma intenção comunicativa e representativa de escrita como reflexo do percurso histórico português. Por meio da instrumentação teórica da Ekphrasis, será analisada a comunicabilidade entre o texto não-verbal das imagens que acompanham toda a trama da obra, desde a capa e nos sete capítulos - as quais são composições do artista luso Mário Botas (1953-1983) - e as descrições dessas imagens dentro da narrativa. Na observação desta relação, serão identificados processos ekphrásicos, de acordo com o entendimento moderno da sua teoria, através dos quais serão demonstrados como a Ekphrasis utiliza as imagens e qual o resultado desse uso, sugerindo estratégias representativas para compor a relação, atribuindo à narrativa vivacidade de linguagem e, ao mesmo tempo, narratividade ao texto não-verbal, os quais trabalham para ampliar e plurissignificar os sentidos do texto.
Palavras-chave: O Conquistador, literatura, pintura, Ekphrasis, narratividade. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|