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Aluno(a) |
Fabiana Miano Mori |
Titulo |
A construção da imagem em O Espelho in Primeiras Estórias de João Guimarães Rosa e em Las Meninas de Pablo Picasso |
Orientador(a) |
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Data |
28/02/2008 |
Resumo |
O trabalho intitulado A construção da imagem em O Espelho in Primeiras Estórias de João Guimarães Rosa e em Las Meninas de Pablo Picasso foi desenvolvido com o objetivo de analisar semioticamente as obras O Espelho, conto presente na coletânea Primeiras Estórias de João Guimarães Rosa, e Las Meninas, tela de Pablo Picasso, cujo ponto de partida foi a obra de mesmo nome do artista barroco Diego Velázquez, e, diante dessa análise, teoricamente embasada, pontuar uma possível intersecção entre ambos os textos, já que pertencem claramente ao campo da interdiscursividade.
Verificou-se que a linguagem plástica, usada por Pablo Picasso, pintor do século XX, distancia-se dos elementos plásticos barrocos seiscentistas, havendo, em ambos os textos, uma oposição clara aos princípios clássicos.
O Ator-pintor, presente nas telas cubista e barroca, simboliza a própria Arte que, apesar do transcorrer do tempo físico, é atemporal. Com relação ao conto, o jogo incessante de palavras, rimas internas, entre outros elementos, pontua o barroquismo frásico rosiano e, além de demarcar o ponto central da coletânea de Primeiras Estórias, questiona a forma e a existência da imagem em suas diversas maneiras de entendê-la.
Sendo o espelho-tempo-imagem o principal ponto de intersecção entre texto-verbal e texto-visual nesta análise, é ele que desencadeia o despir das formas no conto rosiano e as anamorfoses no retrato de Picasso, que é o Outro em relação à obra velazquiana, questão proposta e trabalhada ao longo deste estudo.
O elemento espelho-tempo-imagem, que propõe a discussão sobre diferentes relações, entre as quais o enunciado Arte e a enunciação pressuposta (enunciador e leitor/espectador) gera um caminho de duplo sentido, mobilizando, por sua vez, esta dissertação.
A pesquisa gira em torno desse processo de reflexão em que o espelho, ora entendido como conto rosiano, ora como o texto-visual cubista conseqüência do texto-visual barroco; assim como o refletir-pensar dos leitores / espectadores, que também funcionam como imagem dos enunciados, já que para depurá-los posicionam-se frente aos mesmos, permite uma visão especular em seus variados graus de timia .
Palavras-chave: O Espelho, Guimarães Rosa, Las Meninas, Pablo Picasso, Semiótica. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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