|
|
Aluno(a) |
Cibele Cristina Morasco |
Titulo |
Fora do palco, dentro da vida: o contista Arthur Azevedo e o Rio de Janeiro de sua época |
Orientador(a) |
|
Data |
29/02/2008 |
Resumo |
A pesquisa consiste no estudo do contista Arthur Azevedo (1855 1908), com base na teoria do conto, em particular, e na teoria da narrativa, em geral. É estudada a contribuição da obra de Arthur Azevedo no panorama da contística brasileira, tendo por principal objeto de estudo a análise de dez contos, escolhidos para o corpus da pesquisa por serem significativos em sua obra: A Ritinha (Contos possíveis 1889), Entre a missa e o almoço (Contos possíveis 1889), Plebiscito (Contos fora da moda 1893), A filha do patrão (Contos fora da moda 1893), O velho Lima (Contos fora da moda 1893), Vi-tó-zé-mé (Contos efêmeros 1897), Incêndio no Politeama (Contos efêmeros 1897), Uma amiga (Contos efêmeros - 1897), O Jaó (Contos cariocas 1928) e De cima para baixo (Vida alheia 1929). Procura-se refletir sobre o modo como o referido autor conquistou tantos leitores na época e sobre a qualidade e permanência dos contos, que não são nada efêmeros. Para isso, são estudados os temas abordados, os costumes e personagens retratados e a construção de seus contos, que mesclam elementos teatrais e da oralidade, o que faz com que a obra do autor volte à gênese do gênero conto, através do anedótico. Além do mais, o autor faz uso do viés cômico e de uma linguagem simples e acessível, retratando o contexto da época, fim do século XIX e começo do XX, tendo por cenário, na maioria das vezes, a cidade do Rio de Janeiro. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|