UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Estudos Literários

Aluno(a) Lilian Mangerona Corneta Rotta
Titulo Por uma arquitetura do olhar: uma estratégia narrativa
Orientador(a)
Data 19/10/2007
Resumo Este estudo analisa a relevância que Italo Calvino e José Saramago conferiram ao “ato de olhar” adotando-o como um mecanismo literário recorrente em sua produção textual. No universo ficcional criado por esses escritores encontram-se personagens ocupados em exercitar a atividade especulativa na busca de maneiras múltiplas de apreender e de representar o mundo real.
Na obra do escritor italiano, intitulada Palomar (1980), quem põe em prática o exercício visivo é um personagem homônimo. Interessa investigar os efeitos de sentido provenientes dessa prática. O personagem de Calvino comporta-se como um cientista que elabora diversificados métodos de captação da realidade. Sua atividade especulativa, em vez de visar a aquisição de um saber, tem um fim em si mesma já que se presta a atestar a validade dos métodos de observação.
Da obra do escritor português, cujo título é Ensaio sobre a cegueira (1995), irrompe o significado da perda do referente alegorizada na insólita experiência da cegueira branca que contamina toda população de uma cidade ficctícia. O efeito de desorientação manifesta-se por diversos indícios espalhados pela obra, entre os quais, o tratamento dado ao tema da cegueira, as categorias narrativas e as estratégias narrativas. Diante da situação imposta pela cegueira, os personagens viverão instantes de selvageria. Ser desprovido de visão durante um intervalo de tempo significará ter de se adaptar a um mundo novo, ou seja, ativar os olhos da mente em busca de um novo referente.



PALAVRAS-CHAVE: Calvino, Saramago, olhar, método, referente, alegoria
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara