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Aluno(a) |
Alcione Maria dos Santos |
Titulo |
Os anos de aprendizado estético no Wilhelm Meister de Goethe |
Orientador(a) |
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Data |
07/05/2007 |
Resumo |
O romance de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) Os Anos de Aprendizado de Wilhlem Meister (Wilhelm Meisters Lehrjahre, 1795-1796) foi publicado durante a fase de produção do autor a qual a tradição crítico-historiográfica denominou Classicismo de Weimar. Radicado em Weimar desde 1775, Goethe, após a sua volta da Itália em 1788, torna-se figura central desse restrito movimento cultural, em que emerge também a figura de Friedrich Schiller (1759-1805), sendo que entre ambos registra-se, de 1994 a 1805, uma intensa colaboração intelectual. Essa fase clássica de Goethe em Weimar, compreendida pela tradição crítico-historiográfica aproximadamente entre os anos de 1785 e 1805, pautou-se por certas concepções estéticas tributárias de um lado, de convicções desenvolvidas e compartilhadas por Goethe e outros intelectuais da época, de outro, por tendências que vinham se desenvolvendo no panorama intelectual alemão desde meados da década de cinqüenta. Dentre essas tendências destacamos o legado de Johann Joachin Winckelmann (1717-1768) sobre a valorização da arte da Antigüidade clássica, assim como as considerações de Gotthold Ephraim Lessing (1729-1781) sobre teatro nacional tendo como modelo exemplar a genialidade de Shakespeare. As concepções estéticas compartilhadas pelo grupo de Weimar ganharão, como atestado na obra de Schiller A Educação Estética do Homem (1795-1796), a dimensão de um projeto de formação humana, tendo a arte e a cultura como instrumentos privilegiados de educação. Este rico embate de vozes encontra ressonância no romance Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister que, na forma literária especificamente romanesca, converte-se em palco do interdiscurso, apresentando-nos um importante painel das teorias sobre arte e literatura que estiveram em cena na segunda metade do século XVIII na Alemanha. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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