|
|
Aluno(a) |
Debora Ferri |
Titulo |
Lélio e Riobaldo: seus amores de prata, seus amores de ouro |
Orientador(a) |
|
Data |
30/03/2007 |
Resumo |
Este trabalho consiste na análise da narrativa A estória de Lélio e Lina de Guimarães Rosa, centralizando-se na observação da relação existente entre as personagens femininas que entram em contato com o protagonista dessa obra e naquelas que fazem parte da trajetória de Riobaldo em Grande sertão: veredas. A análise da estrutura narrativa é feita centrando-se nos elementos que a aproximam da definição de narrativa poética, terminologia proposta por Tadié. Assim, observa-se que a poesia e o mito têm importância fundamental na elaboração artística do autor: o espaço a fazenda do Pinhém é, de fato, um espaço mágico e mítico, recuperando o arquétipo do paraíso perdido; o tempo narrativo é cíclico, sugerindo a idéia de um não-tempo, ou tempo primordial, de origem das coisas; o narrador, apesar de exterior à história em questão, sempre segue a visão de Lélio, o protagonista, assumindo características de um eu-lírico. Além disso, é feito um estabelecimento das similaridades entre cada uma das personagens femininas que entra em contato direto com Lélio - Sinhá Linda, Jiní e Rosalina e aquelas que se relacionam a Riobaldo Otacília, Nhorinhá e Diadorim. Essa parte da análise tem o objetivo de esclarecer que papéis tais personagens femininas desempenham na busca dos protagonistas e demonstrar que existem similaridades entre a trajetória de Lélio e de Riobaldo.
Palavras-chave: Guimarães Rosa, narrativa poética, mito, arquétipos, categorias narrativas, personagens femininas. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|