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Aluno(a) |
Tania Mara Antonietti-Lopes |
Titulo |
O realismo mágico na comunhão estética entre Memorial do Convento e Cem Anos de Solidão |
Orientador(a) |
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Data |
23/02/2007 |
Resumo |
Memorial do convento (1982), de José Saramago, é a obra primordial que constitui o corpus de nossa pesquisa, na qual o autor português lança mão de um dos elementos representativos da expressão que, de certa forma, se associa à literatura hispano-americana e que se denomina como realismo mágico. É sob a perspectiva dessa categoria literária que propomos uma análise do romance do autor português. O mais importante na configuração do realismo mágico é a descoberta da misteriosa relação existente entre o homem e as circunstâncias em que está inserido. É importante esclarecermos que o realismo mágico não é hoje exclusivo da América Latina, mas foi apropriado por outras literaturas; sua preocupação elementar é constatar uma nova atitude do narrador diante do real. A produção de José Saramago e a de Gabriel García Márquez autor cuja obra, Cem anos de solidão (1967), também integra, secundariamente, o nosso corpus se assemelham em determinados procedimentos narrativos tais como o realismo mágico, a desintegração da lógica linear de construção e a diversidade das vozes narrativas, que justificam sua aproximação. Considerando esses procedimentos, comuns na literatura hispano-americana, pretendemos estudar a comunhão estética entre as duas narrativas em questão, observando como o realismo mágico singulariza a relação entre história e ficção no romance de José Saramago.
Palavras-chave: José Saramago; realismo mágico; metaficção; Memorial do convento; história e ficção. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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