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Aluno(a) |
Maria Laura Moneta Carignano |
Titulo |
As formas do humor. Copi: um caso argentino |
Orientador(a) |
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Data |
09/02/2007 |
Resumo |
A pesquisa visa estudar a obra de Copi ( Raúl Damonte Botana 1939-1987), escritor argentino, num âmbito maior de questões, que servirão de apoio teórico- crítico possibilitando uma abordagem mais ampla.
Da totalidade de sua obra (ele escreveu romances, peças teatrais, e é autor também de desenhos e quadrinhos humorísticos), enfatizar-se-á o estudo da série teatral e dentro dela três peças: Cachafaz, A sombra de Wenceslao, e Eva Perón. Elas foram escolhidas por serem altamente representativas da estética controversa, humorística, paródica e irônica do autor.
Primeiramente, tem-se como objetivo realizar uma investigação das formas do humor relacionando-as aos textos do autor argentino e procurando uma leitura crítica que permita repensar essas categorias à luz das particularidades da obra de Copi.
Num segundo momento, situar-se-ão estas obra do autor em relação à tradição literária argentina. Ela deve ser lida como um diálogo com a literatura e a história argentina, com os mitos e estigmas de sua cultura (tanto literários quanto históricos) que compõem ou têm composto os grandes traços daquilo que se supõe ser a argentinidade.
Em relação com o primeiro objetivo, estudar-se-á teoricamente a gênesis, as especificidades e diferenças entre o humor, a comicidade, a paródia, a sátira e a ironia e formas afins, fazendo um percurso pelos principais filósofos e teóricos que abordaram estas questões. Estudar-se-á especialmente a parodia, por ser ela a forma constitutiva da escrita de Copi, mas também por ser uma das formas recorrentes da arte (tanto literária quanto pictórica) das ultimas décadas.
Em relação ao segundo objetivo, ao vincular a obra de Copi a tradição literária argentina, realizar-se-á um estudo dos seguintes gêneros e movimentos da literatura rioplatense: gauchesca, sainete, grotesco, criollismo, tango. A intenção da pesquisa visa esclarecer e fornecer uma leitura crítica das relações paródicas que se estabelecem entre os textos de Copi e o corpus da literatura argentina.
Finalmente, analisar-se-á a obra dramática do escritor argentino como um dos representantes da pós-vanguarda. O estudo dessa obra implica recorrer às noções centrais das estéticas da segunda metade do século XX. É fundamental, neste sentido, fazer um percurso pelas principais formulações teóricas do fim do século XX: as teorias do Pop, do Kitsch, do Camp, fundamentalmente deste último por ser uma estética com a qual Copi parece se relacionar.
Palavras chave: Copi, humor, parodia, ironia, sátira, literatura argentina, pós-vanguarda, camp. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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