UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Claudio Rodrigues Alves
Titulo Escola, docência e infância: questões de gênero nas práticas pedagógicas nos primeiros anos do ensino fundamental
Orientador(a) Prof. Dr. Rinaldo Correr
Data 29/04/2024
Resumo RESUMO
Discutir e refletir sobre a questões de gênero e sexualidade na infância passa necessariamente pela compreensão das concepções de gênero e instituição escolar. Desta forma, torna-se fulcral ponderar sobre as mudanças dos conceitos e visões de mundo ao longo do processo histórico e na contemporaneidade, considerando assim, as diversidades, idiossincrasias, multiplicidades e pluralidades observadas nos primeiros anos do ensino fundamental. Para embasar os estudos e atingir os objetivos propostos neste trabalho, optou-se por uma revisão bibliográfica, fundamentada em um horizonte interdisciplinar nos estudos da História, Filosofia, Sociologia e Psicologia da Educação com ênfase nos estudos sociais da Infância, Educação Sexual e Formação Docente. Neste sentido, foi fundamental uma descrição crítica analítica de caráter qualitativo, com procedimentos metodológicos da Pesquisa-Trans-Formação, entrevista semiestruturada, coleta de registros e análise de dados, em que participaram duas professoras e crianças entre 6 a 8 anos que estão no ciclo de alfabetização. Mobilizamos, neste sentido, os referenciais teóricos da Psicologia histórico-cultural do Materialismo Histórico Dialético e da Pedagogia Crítica. A obtenção de dados e a articulação das análises ocorreram em diálogo com o referencial teórico e metodológico, compreendendo as especificidades da proposta dos núcleos de significação. A partir das entrevistas realizadas, inferimos e sistematizamos quatro núcleos de significação. A pesquisa se concentrou nos sentidos e significados, apreendidos por meio da palavra de apenas um sujeito, em um horizonte em que as interpretações elaboradas ao longo da pesquisa foram subsidiadas no entrecruzamento das observações advindas dos outros participantes. Analisamos, assim, a escola, a docência e a infância em suas reverberações com as questões de gênero e práticas pedagógicas, observando como, desde os primeiros anos na escola, as ações pedagógicas e o comportamento dos sujeitos podem reproduzir estereótipos, hierarquia de gênero e posturas sexistas. Neste sentido, o estudo propiciou a compreensão dos múltiplos aspectos do cotidiano escolar que passam pelas sutilezas do silenciamento e apagamento de corpos. Tais apontamentos impulsionam novas questões para outras práticas pedagógicas que sejam mais plurais, humanizadas e emancipatórias, que garantam os Direitos Humanos na valorização das identidades, diferenças e diversidade sexual.
Palavras-chave: Gênero; Sexualidade; Práticas pedagógicas; Docência; Escola.

ABSTRACT
Discussing and reflecting on issues of gender and sexuality in childhood necessarily involves understanding the concepts of gender and school institutions. In this way, it becomes crucial to consider the changes in concepts and worldviews throughout the historical process and in contemporary times, thus considering the diversities, idiosyncrasies, multiplicities and pluralities observed in the first years of elementary school. To support the studies and achieve the objectives proposed in this work, we opted for a bibliographical review, based on an interdisciplinary horizon in the studies of History, Philosophy, Sociology and Educational Psychology with an emphasis on the social studies of Childhood, Sexual Education and Teacher Training. In this sense, a critical analytical description of a qualitative nature was fundamental, with methodological procedures of Research-Trans-Training, semi-structured interviews, collection of records and data analysis, in which two teachers and children between 6 and 8 years old who are in the cycle of literacy. In this sense, we mobilize the theoretical references of historical-cultural Psychology, Dialectical Historical Materialism and Critical Pedagogy. Obtaining data and articulating analyzes occurred in dialogue with the theoretical and methodological framework, understanding the specificities of the proposal for the meaning cores. From the interviews carried out, we inferred and systematized four cores of meaning. The research focused on the senses and meanings, apprehended through the words of just one subject, in a horizon in which the interpretations elaborated throughout the research were supported by the interweaving of observations coming from the other participants. We therefore analyze school, teaching and childhood in their reverberations with gender issues and pedagogical practices, observing how, from the first years at school, pedagogical actions and the behavior of subjects can reproduce stereotypes, gender hierarchy and sexist stances. In this sense, the study provided an understanding of the multiple aspects of daily school life that involve the subtleties of silencing and erasing bodies. Such notes encourage new questions for other pedagogical practices that are more plural, humanized and emancipatory, which guarantee Human Rights in the valorization of identities, differences and sexual diversity.
Keywords: Gender; Sexuality; Pedagogical practices; Teaching; School.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara