|
|
Aluno(a) |
Eliane Compri de Azevedo Mattos |
Titulo |
Reestruturação do currículo, percurso docente e gestão escolar: o tripé da Educação Sexual |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Débora Raquel da Costa Milani |
Data |
29/02/2024 |
Resumo |
RESUMO
Fortalecer e conscientizar a capacidade das crianças e jovens com relação a sexualidade está vinculado a diversos fatores, por esse motivo essa dissertação propõe pensar a Educação Sexual pautada no tripé: reestruturação do currículo, percurso docente e gestão escolar, todos, como elementos norteadores do processo de ensino-aprendizagem sobre a temática. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo correlacionar, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, a sexualidade com os componentes desse tripé a fim de traçar prerrogativas sobre a Educação Sexual. A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória com base na revisão bibliográfica dos últimos três anos (2020-2023) e seleção dos artigos após interseção das palavras chaves: "formação docente", "reestruturação do currículo", "gestão escolar" e " educação sexual" totalizando em treze (13) artigos. Em seguida, para a análise dos dados utilizou-se as etapas metodológicas da técnica de Laurence Bardin que contempla a pré-análise, a exploração do material, tratamento dos resultados e inferências. Os resultados da pesquisa ressaltam a importância do tripé da educação em sexualidade com base na reestruturação do currículo, do percurso docente e da gestão escolar o que permite proporcionar aos alunos uma formação específica no tocante a sexualidade tendo como objetivo transmitir conhecimentos, habilidades, atitudes e valores a crianças, adolescentes e jovens de forma a fornecer-lhes autonomia para: garantir a própria saúde, bem-estar e dignidade; desenvolver relacionamentos sociais e sexuais de respeito; considerar como suas escolhas afetam o bem-estar próprio e o de outras pessoas e, por fim, entender e garantir a proteção de seus direitos ao longo de toda a vida.
Palavras–chave: Educação sexual; Reestruturação do currículo; Gestão escolar; Formação de professores
ABSTRACT
Strengthening and raising awareness of the capacity of children and young people in relation to sexuality is linked to several factors, for this reason this dissertation proposes to think about Sexual Education based on the tripod: restructuring of the curriculum, teaching path and school management, all, as guiding elements of the process teaching-learning process on the topic. In this sense, the present research aims to correlate, through a systematic bibliographic review, sexuality with the components of this tripod in order to outline prerogatives regarding Sexual Education. The methodology used was exploratory research based on a bibliographical review of the last three years (2020-2023) and selection of articles after crossing the key words: "teacher training", "curriculum restructuring", "school management" and "education sexual" totaling thirteen (13) articles. Then, to analyze the data, the methodological steps of the Laurence Bardin technique were used, which includes pre-analysis, exploration of the material, treatment of results and inferences. The research results highlight the importance of the tripod of sexuality education based on the restructuring of the curriculum, the teaching path and school management, which allows students to be provided with specific training regarding sexuality with the aim of transmitting knowledge, skills, attitudes and values to children, adolescents and young people in order to provide them with autonomy to: guarantee their own health, wellbeing and dignity; develop respectful social and sexual relationships; consider how your choices affect your own and other people's well-being and, finally, understand and ensure the protection of your rights throughout your life.
Keywords: Sex education; Restructuring of the curriculum; School management; Teacher training |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|