|
|
Aluno(a) |
Daniele Januária de Almeida Silva |
Titulo |
Impasses e possibilidades da Educação Sexual na formação de professores: análise nas produções do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Unesp |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Débora Raquel da Costa Milani |
Data |
26/02/2024 |
Resumo |
RESUMO
A educação sexual acontece das mais variadas formas e nos mais diferentes espaços desde o nosso nascimento e seja de forma intencional ou não, perpassa por toda nossa existência. Considerando a escola como um espaço coletivo de aprendizagem, é comum surgirem questões envolvendo sexualidade, que por insegurança e falta de formação dos professores para essa temática, não são tratadas de forma reflexiva. Trabalhar educação sexual nas escolas ainda é um desafio permeado por preconceito, falta de informação e formação, sendo urgente colocar a formação de professores no centro do debate, como forma de ampliar as possibilidades de trabalho na escola. Diante do exposto, esta pesquisa de cunho bibliográfico, tem como objetivo verificar como a educação sexual no contexto da formação dos professores é apresentada nas produções científicas da Pós-Graduação em Educação Sexual na UNESP de Araraquara, analisando impasses e possibilidades nas ações de formação descritas nas pesquisas analisadas. Os resultados apresentam ações significativas no âmbito da formação de professores, porém, sinalizam a necessidade da ampliação dessas ações, como forma de possibilitar que a educação sexual aconteça nas escolas de forma intencional, sistematizada e com objetivos claros na formação dos estudantes. Dessa forma, o presente estudo evidencia a relevante contribuição das pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual no que tange à educação sexual e a formação de professores para superação de impasses e ampliação de possibilidades de trabalho, podendo servir como objeto de estudo, análise e reflexão que venha favorecer a implementação de projetos de Educação Sexual na escola.
Palavras – chave: Educação Sexual; Sexualidade; Formação Docente.
ABSTRACT
Sexual education takes place in the most varied ways and in the most different spaces since our birth, whether intentionally or not, it permeates throug our entire existence. Considering the school as a collective learning space, it is common for issues involving sexuality to arise that, due to insecurity and lack of teacher training on this theme, are not treated in a reflective way. Working on sexual education in schools is still a challenge permeated by prejudice, lack of information and training, it is urgent to place teacher training at the center of debate, as a way of expanding possibilities for work atschool. In view of the above, this bibliographical research aims to verify how sexual education in the context of teacher training is presented in the scientific productions of the Postgraduate Course in Sexual Education at UNESP in Araraquara, analyzing impasses and possibilities in the training actions described in the analyzed research. The results present significant actions in the field of teacher training, but they indicate the need to expand these actions, as a way of enabling sexual education to take place in schools in an intentional, systematized way and with clear objectives in the training of students. Thus, the present study highlights the relevant contribution of research from the Postgraduate Program in Sexual Education with regard to sexual education and teacher training to overcome impasses and expand work possibilities, and can serve as an object of study, analysis and reflection that may favor the implementation of Sexual Education projects at school.
Keywords: Sexual Education; Sexuality; Teacher Training. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|