|
|
Aluno(a) |
Giovanna Souza Picolo |
Titulo |
Educação integral em sexualidade na escola: concepções de professores/as e gestores/as da rede pública e privada de Ensino Médio |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Célia Regina Rossi |
Data |
20/02/2024 |
Resumo |
RESUMO
A presente pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, teve como objetivo investigar as concepções e reflexões sobre a sexualidade e relações de gênero no ambiente escolar de Ensino Médio e suas vivências entre estudantes e profissionais da educação. Foi feito um estudo de campo em escolas de Ensino Médio da rede pública e privada no município de Rio Claro (SP). Neste estudo, foram entrevistados um(a) professor(a) de Biologia, s um(a) de Sociologia e Filosofia e s um(a) de Física bem como os(as) coordenadores pedagógicos (as) e diretores (as) de cada escola, totalizando uma população de 10 entrevistados. Com os alunos, foram realizadas observações durante o período do intervalo e feito um relatório descritivo pela pesquisadora. Este procedimento ocorreu somente na escola pública, pois a escola particular possui contrato de exclusividade da escola com outras empresas em relação ao contato com os alunos. Os relatos colhidos foram transcritos e organizados para facilitar a identificação dos temas mais emergentes. A análise dos discursos está calcada na proposta de Análise do Conteúdo da pesquisadora Bardin, sendo esta uma das formas de tratamento de dados em pesquisa qualitativa. Analisou-se, inicialmente os discursos obtidos somente na escola pública, posteriormente aqueles obtidos na escola particular, e por fim, as semelhanças e contrastes encontrados nos discursos de ambas as escolas. Concluiu-se que a escola é um ambiente em que ocorre uma diversidade de manifestações de diferentes caráter, sejam eles políticos, culturais, sociais ou sexuais. A existência de regras mais ou menos rígidas não impede que as manifestações de sexualidade dos alunos ocorram de maneira explícita ou implícita. Os resultados apontam para um terreno fértil no qual a Educação integral em Sexualidade pode ser implementada, uma vez que em seus princípios, o ponto de partida das discussões é justamente as necessidades e questionamentos apresentados pelos estudantes. Sinaliza-se a necessidade da inserção da temática nos cursos de licenciatura, bem como a formação continuada na área por parte dos professores(as) e da gestão escolar a fim de aprimorar as práticas e posturas para um comportamento mais ativo e seguro quanto à implementação e efetivação da Educação integral em Sexualidade.
Palavras – chave: Educação integral em Sexualidade; Ensino Médio; Rede Pública; Rede Privada; Professor.
ABSTRACT
This qualitative and descriptive research aimed to investigate the conceptions and reflections on sexuality and gender relations in the high school environment and their experiences among students and education professionals. A field study was carried out in public and private high schools in the city of Rio Claro (SP- Brazil). In this study, Biology, Sociology and Physics teachers were interviewed as well as the pedagogical coordinators and principal of each school, totaling a population of 10 interviewees. With the students, observations were made during the break period and a descriptive report was made by the researcher. This procedure only occurred in the public school, as the private school has an exclusive school contract with other companies in relation to contact with students. The reports collected were transcribed and organized to facilitate the identification of the most emerging themes. Discourse analysis is based on researcher Bardin's Content Analysis proposal, which is one of the forms of data processing in qualitative research. Initially, the speeches obtained only in the public school were analyzed, later those obtained in the private school, and finally, the similarities and contrasts found in the speeches from both schools.It was concluded that the school is an environment in which a diversity of manifestations of different nature occurs, whether political, cultural, social or sexual. The existence of more or less rigid rules does not prevent students from expressing their sexuality explicitly or implicitly. The results point to fertile ground in which comprehensive Sexuality Education can be implemented, since in its principles, the starting point of discussions is precisely the needs and questions presented by students. The need to include the theme in undergraduate courses is highlighted, as well as continued training in the area by teachers and school management in order to improve practices and postures for more active and safe behavior regarding implementation and implementation of Comprehensive Sexuality Education.
Keywords: Comprehensive Sexuality Education; High school; Public network; Private Network; Teacher. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|