|
|
Aluno(a) |
George Miguel Thisoteine Caldeira Menezes Freitas |
Titulo |
Sexual e sexualidade na obra de Freud: um estudo bibliográfico a partir da análise de discurso |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Andre Luiz Gellis |
Data |
31/01/2024 |
Resumo |
RESUMO
Esta pesquisa parte do reconhecimento da relevância que o saber e a prática da psicanálise possuem para a Educação de forma geral e, mais acentuadamente, para a Educação Sexual. Embora outras abordagens discutam a sexualidade para além da obra de Sigmund Freud, o impacto desta para os estudos de diferentes áreas é indiscutível, pois as teorizações freudianas mostram-se atuais apesar de, por vezes, ainda carecerem de estudos específicos, em especial ao contexto brasileiro. Por conta disso, torna-se relevante explorar e aprofundar a compreensão das formalizações sobre a dimensão do tema sexualidade na Psicanálise particularmente para a Educação Sexual. Com isso, desenvolveu-se, por meio da análise de discurso e de conteúdo, uma investigação de natureza qualitativa, em um estudo de tipo descritivo-exploratório e bibliográfico, com o objetivo de identificar as semelhanças, diferenças e desenvolvimentos referentes às noções de sexual e de sexualidade, bem como suas variações, na obra de Freud, estabelecida em português pela Editora Imago. As obras analisadas correspondem aos volumes de três a 23 dessa coleção. Os resultados apresentam a identificação das dimensões sexual e sexualidade e a análise das passagens, conceitos, ideias e noções que se articulam a essas dimensões nos textos de Freud, organizadas em um quadro com todos os sintagmas encontrados referentes a essa temática; um levantamento de temas específicos ligados ao sexual e à sexualidade; e categorias temáticas mutuamente excludentes. As categorias correspondem às seguintes formações discursivas, organizadas a partir do corpus delimitado na obra de Freud: “O fator sexual: no diagnóstico como horizonte da clínica psicanalítica”; “Sexualidade infantil: raízes e consequências – senta esta dividida em: “Disposição perverso polimorfa”, “Organização da libido: infância e objetos parciais”, “O complexo de Édipo: o infantilismo e a base sexual”; “A insistência do sexual na repressão e na civilização”; “Educação e esclarecimento sexual das crianças”; “Homossexualidade e suas vicissitudes na obra de Freud”; e finalmente “Civilização e atividade sexual: o drama pulsional e as condições da constituição sexualidade”. Desse modo, pôde-se observar diversos temas da Educação Sexual, como diversidade, repressão, sexualidade na infância, que podem ser abordados e investigados na obra freudiana. Conclui-se que são necessários maiores aprofundamentos, mesmo sobre esse tema, na psicanálise, em prol de o campo apresentar definições mais sistemáticas de conceitos básicos e derivados, de modo a possibilitar mais interlocuções com áreas afins.
Palavras-Chaves: Psicanálise; Sexualidade; Sexual; Educação sexual; Análise de discurso; Sigmund Freud.
ABSTRACT
This research begins with the acknowledgment of the significance of psychoanalytic knowledge and practice for Education in general, and more prominently, for Sexual Education. Although other approaches discuss sexuality beyond Sigmund Freud’s work, its impact on studies across various fields is unquestionable. Freud’s theorizations remain relevant, despite sometimes still requiring specific studies, particularly in the Brazilian context. Therefore, it becomes important to explore and deepen the understanding of formulations about the dimension of sexuality in Psychoanalysis, especially for Sexual Education. This led to the development of a qualitative investigation through discourse and content analysis, in a descriptive-exploratory and bibliographic study. The aim was to identify the similarities, differences, and developments related to the notions of sexual and sexuality, as well as their variations, in Freud’s work published in Portuguese by Imago Publishing. The analyzed works correspond to volumes three to twenty-three of this collection. The results include the identification of sexual and sexuality dimensions and the analysis of passages, concepts, ideas, and notions related to these dimensions in Freud’s texts, organized in a table with all the syntagmas found related to this theme; a survey of specific themes linked to sexual and sexuality; and mutually exclusive thematic categories. The categories correspond to discursive formations organized from the corpus defined in Freud’s work: “The sexual factor: in diagnosis as the horizon of psychoanalytic clinic”; “Child sexuality: roots and consequences” – “The polymorphously perverse disposition”, “Libido organization: childhood and partial objects” and “The Oedipus complex: infantilism and the sexual base” –; “The persistence of the sexual in repression and civilization”; “Sexual education and enlightenment of children”; “Homosexuality and its vicissitudes in Freud’s work”; and “Civilization and sexual activity: the drive drama and the conditions of sexuality constitution”. Thus, various Sexual Education themes, such as diversity, repression, and childhood sexuality, can be explored and investigated in Freud’s work. It concludes that further in-depth studies are necessary, even on this topic, in psychoanalysis, to provide more systematic definitions of basic and derived concepts, enabling more dialogues with related fields.
Key Words: Psychoanalysis; Sexuality; Sexual; Sexual Education; Discourse analysis; Sigmund Freud.
|
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|