UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Luciano Ortiz
Titulo Sexualidade no espaço escolar: direito linguístico do discente surdo
Orientador(a) Prof Dr Vagner Sergio Custodio
Data 18/01/2023
Resumo RESUMO
A presente pesquisa tem como objetivo compreender o acesso à informação sobre o tema sexualidade no espaço escolar ofertado para o discente surdo no que tange o seu direito lingüístico, bem como identificar os tipos de materiais e recursos informativos e/ou didáticos sobre o tema sexualidade no espaço escolar, averiguar o projeto de extensão educação surda: Educação surda: Educação Sexual, gênero e diversidade e propor um material bilíngue que proporcione o direito linguístico ao surdo à compreensão dos conceitos de termos da educação sexual, gênero e diversidade em Libras. Com enfoque quantitativo e qualitativo com enfoque em pesquisa descritiva. Aborda-se sobre a educação bilíngue, educação sexual nos espaços escolares e o direito lingüístico do surdo no que tange o acesso a materiais sobre educação sexual na Libras como primeira língua do surdo sinalizante.Neste contexto, foi proposto e elaborado um material que traz os termos sobre educação sexual, gênero e diversidade e seus respectivos conceitos em Libras.
Palavras – chave: educação sexual; direito linguístico; surdo

ABSTRACT
This research aims to understand the deaf students access to information regarding sexuality in school, relating to their liguistic right, and identify the kinds of materials and informative/didatic resources about the theme in educational environments. Furthermore, investigate the extesion project Deaf Education: Sex Education, Gender and Diversity, and propose a bilingual material that garantees the deaf students' linguistic right and their understanding of concepts related to sexual education, gender and diversity in Libras. This work has a quantitative and qualitative base, focusing in a descriptive research. It presents an approach to bilingual education, sexual education in school and deaf students' linguistic right in relation to their access to materials in Libras as their first language, as signing deaf students. In this context, it was proposed and developed a handbook with sex education, gender and diversity related words and its meaning in Libras.
Keywords: sex education; linguistic right; deaf
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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