UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Pamela Alves Batista
Titulo O funk como elemento de transformação na cultura sexual brasileira: coisificação e/ou empoderamento nas letras musicais
Orientador(a) Profa Dra Gabriella Rossetti Ferreira
Data 28/07/2022
Resumo RESUMO
BATISTA, Pamela Alves. O funk como elemento de transformação na cultura sexual
brasileira: Coisificação e/ou empoderamento nas letras musicais. Orientador: Prof. Dr. Paulo
Rennes Marçal Ribeiro. 2022. 90 f. Dissertação (Mestre em Educação Sexual) – Universidade
Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2022.
O trabalho proposto aborda o tema do empoderamento feminino através das letras de funk e a
oposição disso para com uma objetificação e desumanização da mulher que também são
marcadas nesse estilo musical, pelo menos em sua origem. Ao analisar o problema do
empoderamento vs. Coisificação da mulher faremos uma análise de letras de músicas de funk
de várias épocas e que mostram essas duas tendências contraditórias coexistindo dentro do
movimento do funk, pois este apresenta uma vertente, cantada particularmente por mulheres,
que buscam tomar para si seus corpos, configurando um funk que pode ser chamado de
feminista – apesar do embate dentro do movimento feminista sobre isso -, e uma outra vertente,
essa já cantada tanto por homens quanto mulheres, que continua a objetificar e desumanizar as
mulheres em sua letras. Além disso, também é importante que abordemos que o funk aqui
tratado, por mais que o recorte da pesquisa se limite ao funk carioca, também enfrenta um
processo de “embranquecimento” que ameaça não apenas o afastar de suas origens como uma
expressão da periferia, mas também sujeita os corpos dessas mulheres que cantam o funk aos
padrões de beleza brancos. Para tal debate, nos apoiaremos na análise documental, tratando com
conteúdo das letras dessas músicas, assim como colocado por Bardin (1977), que foram
selecionadas por conveniência para que fosse possível abordar as nuances aqui propostas de
forma mais completa, sob a égide de autores que já se debruçam também sobre o tema das
mulheres no funk. Além de apontarmos para a falta de trabalhos sobre esse também, também
foi possível notar que apesar de o funk ainda objetificar a mulher, e essa, a mulher preta, sofrer
também com o processo de imposição de um “embranquecimento” tanto cultural quanto
estético, cada vez mais é possível notar uma emancipação feminina dentro desse movimento do
funk que empodera não apenas as cantoras, mas também aquelas mulheres que escutam suas
músicas.
Palavras-chave: Identidade pessoal. Coisificação feminina. Funk. Cultura.

ABSTRACT
BATISTA, Pamela Alves. Funk as an element of transformation in Brazilian sexual
culture: Objectification and/or empowerment in musical lyrics. Advisor: Prof. Dr. Paulo
Rennes Marçal Ribeiro. 2022. 90 f. Dissertation (Master in Sexual Education) – São Paulo State
University, School of Sciences and Languages, Araraquara, 2022.
The work proposes to address the issue of female empowerment through funk lyrics and the
opposition of this to an objectification and dehumanization of women that are also marked in
this musical style, at least in its origin. In analyzing the problem of empowerment vs. the
objectification of women, we will analyze the lyrics of funk songs from various eras and that
show these two contradictory tendencies coexisting within the funk movement, because it
presents a side, sung particularly by women, who seek to take charge of their bodies,
configuring a funk that can be called feminist - despite the clash within the feminist movement
about this - and another side, this one already sung by both men and women, which continues
to objectify and dehumanize women in their lyrics. In addition, it is also important that we
address the fact that funk, as much as the research is limited to the carioca funk, also faces a
process of "whitening" that threatens not only to remove it from its origins as an expression of
the periphery, but also subjects the bodies of these women who sing funk to white standards of
beauty. For such a debate, we will rely on documental analysis, dealing with the content of the
lyrics of these songs, as put by Bardin (1977), which were selected for convenience so that it
would be possible to address the nuances proposed here in a more complete way, under the
aegis of authors who have also addressed the issue of women in funk. Besides pointing to the
lack of work on this topic, it was also possible to notice that despite funk still objectifies women,
and that black women also suffer with the process of the " whitening" imposition, both cultural
and aesthetic, it is increasingly possible to notice a feminine emancipation within this funk
movement that empowers not only the singers, but also those women who listen to their music.
Keywords: Personal identity. Female objectification. Funk. Culture.

RÉSUMÉ
BATISTA, Pamela Alves. Le funk comme élément de transformation dans la culture
sexuelle brésilienne: Coisification et/ou autonomisation dans les paroles de musique.
Direction: Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro. 2022. 90 f. Dissertation (Master en éducation
sexuelle) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2022.
L'œuvre proposée aborde le thème de l'autonomisation des femmes à travers des paroles funk
et l'opposition de celle-ci à une objectivation et une déshumanisation des femmes qui sont
également marquées dans ce style musical, du moins à son origine. En analysant la question de
l'empowerment vs. L'objectivation des femmes sera une analyse des paroles de chansons funk
de différentes époques et qui montrent ces deux tendances contradictoires coexistant au sein du
mouvement funk, car il présente un courant, chanté notamment par des femmes, qui cherchent
à s'approprier leur corps, configurant un funk que l'on peut qualifier de féministe - malgré le
clash au sein du mouvement féministe à ce sujet -, et un autre volet, celui-ci déjà chanté aussi
bien par des hommes que par des femmes, qui continue d'objectiver et de déshumaniser les
femmes dans ses paroles. En outre, il est également important que nous abordions le fait que le
funk discuté ici, même si la portée de la recherche est limitée au funk carioca, fait également
face à un processus de « blanchiment » qui menace non seulement de l'éloigner de ses origines
en tant que expression de la périphérie, mais elle soumet aussi les corps de ces femmes qui
chantent du funk aux standards de la beauté blanche. Pour ce débat, nous nous appuierons sur
l'analyse documentaire, portant sur le contenu des paroles de ces chansons, comme l'affirme
Bardin (1977), qui ont été choisies par commodité pour permettre d'approfondir les nuances
proposées ici, sous sous l'égide d'auteurs qui ont également abordé le sujet des femmes dans le
funk. En plus de pointer le manque de travaux là-dessus également, il a également été possible
de constater que bien que le funk objective encore la femme, et celle-ci, la femme noire, souffre
également du processus d'imposition d'un « blanchiment » culturel et esthétique, il est de plus
en plus possible de constater une émancipation féminine au sein de ce mouvement funk qui
responsabilise non seulement les chanteuses, mais aussi celles qui écoutent leur musique.
Mots-clés: Identité personnelle. Objectivation feminine. Trouille. Culture.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara