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			| Aluno(a) | 
			Pamela Alves Batista | 
		 
		
			| Titulo | 
			O funk como elemento de transformação na cultura sexual brasileira: coisificação e/ou empoderamento nas letras musicais | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Profa Dra Gabriella Rossetti Ferreira | 
		 
		
			| Data | 
			28/07/2022 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		RESUMO 
BATISTA, Pamela Alves. O funk como elemento de transformação na cultura sexual 
brasileira: Coisificação e/ou empoderamento nas letras musicais. Orientador: Prof. Dr. Paulo 
Rennes Marçal Ribeiro. 2022. 90 f. Dissertação (Mestre em Educação Sexual) – Universidade 
Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2022. 
O trabalho proposto aborda o tema do empoderamento feminino através das letras de funk e a 
oposição disso para com uma objetificação e desumanização da mulher que também são 
marcadas nesse estilo musical, pelo menos em sua origem. Ao analisar o problema do 
empoderamento vs. Coisificação da mulher faremos uma análise de letras de músicas de funk 
de várias épocas e que mostram essas duas tendências contraditórias coexistindo dentro do 
movimento do funk, pois este apresenta uma vertente, cantada particularmente por mulheres, 
que buscam tomar para si seus corpos, configurando um funk que pode ser chamado de 
feminista – apesar do embate dentro do movimento feminista sobre isso -, e uma outra vertente, 
essa já cantada tanto por homens quanto mulheres, que continua a objetificar e desumanizar as 
mulheres em sua letras. Além disso, também é importante que abordemos que o funk aqui 
tratado, por mais que o recorte da pesquisa se limite ao funk carioca, também enfrenta um 
processo de “embranquecimento” que ameaça não apenas o afastar de suas origens como uma 
expressão da periferia, mas também sujeita os corpos dessas mulheres que cantam o funk aos 
padrões de beleza brancos. Para tal debate, nos apoiaremos na análise documental, tratando com 
conteúdo das letras dessas músicas, assim como colocado por Bardin (1977), que foram 
selecionadas por conveniência para que fosse possível abordar as nuances aqui propostas de 
forma mais completa, sob a égide de autores que já se debruçam também sobre o tema das 
mulheres no funk. Além de apontarmos para a falta de trabalhos sobre esse também, também 
foi possível notar que apesar de o funk ainda objetificar a mulher, e essa, a mulher preta, sofrer 
também com o processo de imposição de um “embranquecimento” tanto cultural quanto 
estético, cada vez mais é possível notar uma emancipação feminina dentro desse movimento do 
funk que empodera não apenas as cantoras, mas também aquelas mulheres que escutam suas 
músicas. 
Palavras-chave: Identidade pessoal. Coisificação feminina. Funk. Cultura. 
 
ABSTRACT 
BATISTA, Pamela Alves. Funk as an element of transformation in Brazilian sexual 
culture: Objectification and/or empowerment in musical lyrics. Advisor: Prof. Dr. Paulo 
Rennes Marçal Ribeiro. 2022. 90 f. Dissertation (Master in Sexual Education) – São Paulo State 
University, School of Sciences and Languages, Araraquara, 2022. 
The work proposes to address the issue of female empowerment through funk lyrics and the 
opposition of this to an objectification and dehumanization of women that are also marked in 
this musical style, at least in its origin. In analyzing the problem of empowerment vs. the 
objectification of women, we will analyze the lyrics of funk songs from various eras and that 
show these two contradictory tendencies coexisting within the funk movement, because it 
presents a side, sung particularly by women, who seek to take charge of their bodies, 
configuring a funk that can be called feminist - despite the clash within the feminist movement 
about this - and another side, this one already sung by both men and women, which continues 
to objectify and dehumanize women in their lyrics. In addition, it is also important that we 
address the fact that funk, as much as the research is limited to the carioca funk, also faces a 
process of "whitening" that threatens not only to remove it from its origins as an expression of 
the periphery, but also subjects the bodies of these women who sing funk to white standards of 
beauty. For such a debate, we will rely on documental analysis, dealing with the content of the 
lyrics of these songs, as put by Bardin (1977), which were selected for convenience so that it 
would be possible to address the nuances proposed here in a more complete way, under the 
aegis of authors who have also addressed the issue of women in funk. Besides pointing to the 
lack of work on this topic, it was also possible to notice that despite funk still objectifies women, 
and that black women also suffer with the process of the " whitening" imposition, both cultural 
and aesthetic, it is increasingly possible to notice a feminine emancipation within this funk 
movement that empowers not only the singers, but also those women who listen to their music. 
Keywords: Personal identity. Female objectification. Funk. Culture. 
 
RÉSUMÉ 
BATISTA, Pamela Alves. Le funk comme élément de transformation dans la culture 
sexuelle brésilienne: Coisification et/ou autonomisation dans les paroles de musique. 
Direction: Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro. 2022. 90 f. Dissertation (Master en éducation 
sexuelle) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, 2022. 
L'œuvre proposée aborde le thème de l'autonomisation des femmes à travers des paroles funk 
et l'opposition de celle-ci à une objectivation et une déshumanisation des femmes qui sont 
également marquées dans ce style musical, du moins à son origine. En analysant la question de 
l'empowerment vs. L'objectivation des femmes sera une analyse des paroles de chansons funk 
de différentes époques et qui montrent ces deux tendances contradictoires coexistant au sein du 
mouvement funk, car il présente un courant, chanté notamment par des femmes, qui cherchent 
à s'approprier leur corps, configurant un funk que l'on peut qualifier de féministe - malgré le 
clash au sein du mouvement féministe à ce sujet -, et un autre volet, celui-ci déjà chanté aussi 
bien par des hommes que par des femmes, qui continue d'objectiver et de déshumaniser les 
femmes dans ses paroles. En outre, il est également important que nous abordions le fait que le 
funk discuté ici, même si la portée de la recherche est limitée au funk carioca, fait également 
face à un processus de « blanchiment » qui menace non seulement de l'éloigner de ses origines 
en tant que expression de la périphérie, mais elle soumet aussi les corps de ces femmes qui 
chantent du funk aux standards de la beauté blanche. Pour ce débat, nous nous appuierons sur 
l'analyse documentaire, portant sur le contenu des paroles de ces chansons, comme l'affirme 
Bardin (1977), qui ont été choisies par commodité pour permettre d'approfondir les nuances 
proposées ici, sous sous l'égide d'auteurs qui ont également abordé le sujet des femmes dans le 
funk. En plus de pointer le manque de travaux là-dessus également, il a également été possible 
de constater que bien que le funk objective encore la femme, et celle-ci, la femme noire, souffre 
également du processus d'imposition d'un « blanchiment » culturel et esthétique, il est de plus 
en plus possible de constater une émancipation féminine au sein de ce mouvement funk qui 
responsabilise non seulement les chanteuses, mais aussi celles qui écoutent leur musique. 
Mots-clés: Identité personnelle. Objectivation feminine. Trouille. Culture. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
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