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Aluno(a) |
Renan Martins da Conceição Attab |
Titulo |
Máscara: Elemento Formativo e Transformativo no Processo de Subjetividade do Ser Humano |
Orientador(a) |
Fausi dos Santos (Co-orientador) |
Data |
11/04/2022 |
Resumo |
Esse estudo, tem por tema as máscaras como um elemento formativo e transformativo no
processo de subjetividade do ser humano, isto é, as máscaras como símbolos de
comunicação e expressão, elaborado por meio do processo discursivo da utilização desse
artefato pela humanidade, a qual é fruto de uma realidade contemporânea e histórica. Com
uma datação superior a nove mil anos antes de Cristo, a máscara se torna um dos mais
importantes objetos cunhados pelo ser humano, detendo a capacidade de desvendar a
personalidade da humanidade e seus anseios. Durante esse período as máscaras ganharam
diversas funções, com a habilidade de se fundirem a inúmeras culturas, tornando-as um
marco em determinado período, assim, como objeto de estudos. As máscaras já foram
empregadas como representações de divindade, alegoria artística, lúdico, como um
artifício para ocultar a identidade para determinada prática do dia a dia e como
personificação da sexualidade heteronormativa, esta passou a ser retratada como a
sexualidade padronizada e saudável de uma sociedade, enquanto as demais foram
caracterizadas por “anormais” além de serem patologizadas pela área da saúde. Nos
últimos anos, as máscaras ressurgiram como atores centrais nas discussões sobre o
combate à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), que assolou o mundo no final do
ano de 2019, contribuindo de modo direto para o debate da sua utilização pela
humanidade em tempos diversos. A metodologia foi fundamentada em uma pesquisa
qualitativa, respaldada em um referencial historiográfico. Por material, foi utilizado e
analisado uma diversificada quantidade de artigos, blogs, livros e sites, cuja apreciação
primordial, está voltada para a máscara e suas origens, funcionalidades, aplicações,
representatividades e significações. Enquanto, o objetivo versa sobre o processo de
analisar as máscaras e mostrar que as sociedades se usam desse artefato não apenas como
um ornamento ilustrativo ou como um utensílio de resguardo às circunstâncias
pandêmicas, mas também como um elemento ilustrativo da personificação humana, a
qual resulta na formação e concepção de figuras e personalidades que modelam e
modificam os seres humanos por meio do processo de subjetividade. Como resultado e
discussões, o contexto analisado e obtido demonstrou que o processo de dialética das
máscaras (velar e desvelar), colocam-nas como dispositivos para projeções interiores e
exteriores que facilitam processos de autoconhecimento, de desenvolvimento e de
liberação e libertação de sentimentos e emoções criados pela omissão da verdadeira
personalidade e criação dos múltiplos personagens em uma sociedade. Também foi
apresentado em uma tabela os principais referenciais teóricos e/ou teorias e o pensamento
de diversos autores, que caracterizam e personificam o artefato e o arquétipo máscara, os
quais serviram como base fundamental para estruturar toda essa pesquisa. Como produto
final, foi apresentado uma página de internet (https://renanmestrado.wixsite.com/mysite), na qual é apresentado um recorte da própria pesquisa, personificado pelas máscaras,
seus significados e funcionalidades, além de diversos fatos curiosos sobre a máscara
carnavalesca e a própria festividade do Carnaval. Por fim, nas considerações finais,
constatou-se que, ainda, que há uma diversidade na manifestação e expressão de
pensamentos e sentimentos nas diferentes utilizações pesquisadas, a máscara pode ser
personificada ou identificada como um catalisador do caráter sócio humano, seja em
busca de contato com o divino, com o oculto, com a sexualidade ou com a índole do
indivíduo. Uma vez que, esse acessório quando interligado ao âmago do indivíduo, passa
a descrever ou personificar todo o processo de confecção de subjetividade do ser humano,
por meio de características internas e externas, resultando em cicatrizes individuais da
formação humana, como na abstração das próprias convicções e princípios socioculturais.
Palavras chaves: Máscara, Divindade, Lúdico, Coronavírus, Sexualidade.
Abstract: This study has as its theme the masks as a formative and transformative element in the
process of subjectivity of the human being, that is, the masks as symbols of
communication and expression, elaborated through the discursive process of the use of
this artifact by humanity, which is result of a contemporary and historical reality. With a
date of more than nine thousand years before Christ, the mask becomes one of the most
important objects coined by the human being, holding the ability to reveal the personality
of humanity and its desires. During this period, masks gained several functions, with the
ability to merge with numerous cultures, making them a landmark in a certain period,
thus, as an object of study. Masks have already been used as representations of divinity,
artistic allegory, playful, as an artifice to hide the identity for a certain day-to-day practice
and as a personification of heteronormative sexuality, this came to be portrayed as the
standardized and healthy sexuality of a society, while the others were characterized as
“abnormal” in addition to being pathologized by the health area. In recent years, masks
have re-emerged as central actors in discussions about the fight against the new
coronavirus (COVID-19) pandemic, which devastated the world at the end of 2019,
directly contributing to the debate on their use by humanity in different times. The
methodology was based on qualitative research, supported by a historiographical
reference. By material, a diverse number of articles, blogs, books and websites were used
and analyzed, whose primary appreciation is focused on the mask and its origins,
functionalities, applications, representations and meanings. Meanwhile, the objective is
about the process of analyzing masks and showing that societies use this artifact not only
as an illustrative ornament or as a utensil to protect against pandemic circumstances, but
also as an illustrative element of human personification, which results in in the formation
and conception of figures and personalities that shape and modify human beings through
the process of subjectivity. As a result, and discussions, the context analyzed and obtained
showed that the process of dialectic of masks (veiling and unveiling), place them as
devices for interior and exterior projections that facilitate processes of self-knowledge,
development and release and release of feelings and emotions. emotions created by
omitting the true personality and creating the multiple characters in a society. The main
theoretical references and/or theories and the thoughts of several authors were also
presented in a table, which characterize and personify the artifact and the mask archetype,
which served as a fundamental basis for structuring all this research. As a final product,
an internet page was presented (https://renanmestrado.wixsite.com/my-site), in which an
excerpt of the research itself is presented, personified by the masks, their meanings and
functionalities, in addition to several curious facts. about the carnival mask and the
festivity of Carnival itself. Finally, in the final considerations, it was found that, still, that
there is a diversity in the manifestation and expression of thoughts and feelings in the
different uses researched, the mask can be personified or identified as a catalyst of the
socio-human character, whether in search of contact with the divine, with the occult, with
sexuality or with the nature of the individual. Since this accessory, when interconnected
to the core of the individual, starts to describe or personify the entire process of making
human subjectivity, through internal and external characteristics, resulting in individual
scars of human formation, as in the abstraction of the human beings themselves.
sociocultural beliefs and principles.
Keywords: Mask, Divinity, Playful, Coronavirus, Sexuality. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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