| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Dayana Almeida Silva | 
		 
		
			| Titulo | 
			Abordagem da menstruação nas dissertações de educação sexual: algumas reflexões | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Paulo Rennes Marçal Ribeiro | 
		 
		
			| Data | 
			27/04/2022 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Resumo 
Durante muitos séculos a menstruação foi considerada um líquido sagrado, foi a 
partir do século XIX, com o advento da medicina ocidental como conhecemos hoje, 
que a menstruação passou a ser vista como doença e tratada como algo que 
precisaria ser medicalizado. Entre os anos de 1920 e 1930, a Educação Sexual 
baseou suas ações em pautas higienistas focando na higienização dos corpos e a 
menstruação foi vista como algo sujo e impuro. A trajetória da Educação Sexual no 
Brasil tem passado, desde sua criação, por diversas mudanças, ora ganhando um 
contorno mais conservador, ora adquirindo um posicionamento libertário e 
emancipatório. Independente dos avanços e retrocessos é inegável que muitas 
ações na área da sexualidade, trata a menstruação como um fenômeno mais 
biológico do que social e político. Essa dissertação de mestrado tem como objetivo 
fomentar a reflexão sobre a temática da menstruação analisando a forma como 
essa temática foi abordada nas dissertações de mestrado do Programa de Pós 
Graduação em Educação Sexual (PPGEdSex) da UNESP entre os anos de 2015 e 
2020. Utilizando como recurso para as análises a Análise de conteúdo, foram 
criadas categorias que facilitaram a compreensão dos materiais pesquisados. Com 
relação aos resultados, nós observamos que as dissertações defendidas entre 
2015 e 2020 somam 91 dissertações e dessas, apenas 21 mencionam palavras 
relacionadas à menstruação. Isso representa 23% das dissertações defendidas nos 
últimos 5 anos. 
Palavras – chave: educação menstrual, menstruação, gênero, dignidade 
menstrual, sexualidade. 
 
Abstract 
For many centuries menstruation was considered a sacred liquid, it was from the 
19th century with the advent of Western medicine as we know it today that 
menstruation started to be treated as a disease and something that would need to 
be medicalized. Between the 1920s and 1930s, Sex Education based its actions on 
hygienist guidelines focusing on the hygiene of bodies and menstruation was seen 
as something dirty and impure. The trajectory of Sexual Education in Brazil has 
gone through several changes since its creation, sometimes gaining a more 
conservative profile, sometimes acquiring a libertarian and emancipatory position. 
Regardless of the advances and setbacks, it is undeniable that in the area of 
sexuality, menstruation is often treated more as a biological phenomenon than a 
social and political one. This master's dissertation aims to encourage reflection on 
the topic of menstruation by analyzing how this topic was addressed in the master's 
dissertations of the Postgraduate Program in Sex Education (PPGEdSex) at 
UNESP between the years 2015 and 2020. Utilizing Content Analysis as a resource 
for the analysis, categories were created that facilitated the understanding of the 
researched materials. Regarding the results, we observed that the dissertations 
defended between 2015 and 2020 add up to 91 dissertations and of these, 21 
mention only words related to menstruation. This represents 23% of dissertations 
defended in the last 5 years 
Keywords: menstrual education, menstruation, gender, menstrual dignity, 
sexuality. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |