UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Renata Batisteli de Oliveira
Titulo “Eu, 10+100 mulheres trans, gênero e vulnerabilidades”: Uma psicanalista na supervisão de navegação por pares de mulheres transexuais e travestis vivendo com hiv.
Orientador(a) Profa. Dra. Patricia Porchat da Silva Knudsen
Data 04/03/2022
Resumo O foco desta dissertação, foi a supervisão do trabalho das navegadoras de pares do projeto
piloto TransAmigas, realizado em SP, em 2018-19. Compreendendo que o inconsciente
se apresenta nas mais diferentes manifestações humanas e que a escuta psicanalítica pode
se dar em contextos externos à clínica e com atenção aos marcadores de gênero e às
vulnerabilidades, o objetivo foi mostrar a relevância da utilização do aparato conceitual
psicanalítico no trabalho de supervisão de grupo de navegadoras de pares do projeto. Foi
dada especial atenção a fenômenos descritos pela psicanálise que se apresentaram na
interação entre supervisora e navegadoras de pares e que serviram para nortear as
orientações para acompanhamento e desenvolvimento do trabalho: projeção, repressão,
identificação e sublimação. Apresentamos, inicialmente, o projeto TransAmigas e os
dados sociodemográficos da população de mulheres trans e travestis. Destacamos os
fundamentos teóricos do trabalho de pares, bem como aspectos relevantes da teoria
psicanalítica e da teoria queer de Judith Butler, que nortearam nossa compreensão e
intervenção. Comparamos alguns trabalhos de supervisão e propusemos o modelo híbrido
realizado no TransAmigas. Apresentamos o método de intervenção no projeto a partir da
escuta psicanalítica sob transferência, assim como o método para seleção, apresentação e
discussão do material no âmbito da pesquisa. A produção de dados analisada teve como
fontes as reuniões com as navegadoras de pares, supervisões individuais, entrevistas e
produção livre. O resultado obtido mostra que o trabalho de pares com uma supervisão
atenta à visão psicanalítica e às questões de gênero, vulnerabilidade e situações de abjeção
pode melhor auxiliar na compreensão das relações sociais e possíveis conflitos, em
especial para mulheres transexuais e travestis, atravessadas por outros marcadores
identitários, como ser uma pessoa vivendo com hiv.
Palavras – chave: Navegação por pares, Supervisão, Psicanálise, Mulheres trans,
Travestis.

Abstract: This is a report and reflection on the supervision of the work of peer navigators of the
pilot project TransAmigas, held in SP, in 2018-19. Understanding that the unconscious
presents itself in the most different human manifestations, that psychoanalytic listening
can take place in contexts external to the clinic, and with attention to gender markers and
vulnerabilities, the aim was to show the relevance of using the psychoanalytic conceptual
apparatus in the group supervision work of peer navigators of the project. Special
attention was given to the phenomena described by psychoanalysis that presented
themselves in the interaction between supervisor and peer navigators, which served as
guidelines for monitoring and development of the work: projection, repression,
identification, and sublimation. Initially, we present the TransAmigas project and the
socio-demographic data of the population of trans women and transvestites. We highlight
the theoretical foundations of peer work, as well as, relevant aspects of psychoanalytic
theory and Judith Butler's queer theory, which guided our understanding and intervention.
We compare different supervision approaches and propose the hybrid model carried out
in TransAmigas. We present the method of intervention in the project by using
psychoanalytic listening under transference, as well as the method for selection,
presentation, and discussion of the material within the research. The data production
analyzed had as sources the meetings with the peer navigators, individual supervisions,
interviews, and free production. The result obtained shows that peer work with
supervision attentive to the psychoanalytic view and issues of gender, vulnerability and
situations of abjection can better assist in understanding social relations and possible
conflicts, especially for transsexual women and transvestites, crossed by other identity
markers, such as being a person living with hiv.
Keywords/ Palabras-claves: Peer navigators, Supervision, Psychoanalysis, Trans
women, Transvestites.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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