| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Lillian Salatini Mauricio Rodrigues | 
		 
		
			| Titulo | 
			O Livro de Aço: um jogo de cartas representativo sobre as heroínas do Brasil para versar sobre as relações de gênero e a história das mulheres | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Prof. Dr. Vagner Sérgio Custódio | 
		 
		
			| Data | 
			18/02/2022 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		RESUMO 
Ao longo da história do Brasil, as diversas sociedades existentes contam e perpetuam 
memórias da história por meio da cooperação entre aqueles que buscam dominar as estruturas 
de poder e conhecimento com a escrita da história, baseando-se em critérios estabelecidos pela 
ideologia das classes dominantes. A escola de Annales foi um movimento de grande 
importância e relevância para historiografia contemporânea, pois revolucionou a escrita, a 
leitura e a concepção de fontes históricas, incluindo o estudo das mulheres em pauta. Ao 
compreender gênero como categoria de análise admite-se a relação entre gênero e poder e a 
necessidade de organizar a percepção histórica para além das construções sociais e 
padronizações, percebendo as nuances entre raça, gênero e classe sociais. Nesse sentido, o 
ensino da história do Brasil nas escolas deve resgatar a perspectiva histórica das mulheres, tendo 
em vista que a relação de gênero é uma categoria importante para análise dos eventos históricos, 
observando os diferentes aspectos conceituais de ideologia para compreender como está 
materializada nas escolas, tal como hoje ocorre com grupos ultraconservadores radicais que 
polarizam as discussões de gênero para reproduzir seus próprios valores ideológicos. Desta 
maneira, o presente estudo, de natureza aplicada, objetivou desenvolver um jogo de cartas sobre 
as heroínas da pátria brasileira inscritas ou indicadas no Livro de Aço dos Heróis e Heroínas da 
Pátria como estratégia de inserção das temáticas de relação de gênero e no planejamento de 
aulas. Em relação à metodologia, consiste em uma pesquisa ação qualitativa, em que 
participaram 4 professores e 55 alunos do ensino fundamental – anos finais – e ensino médio. 
Aplicaram-se 3 questionários, 2 com os alunos e 1 com os professores, com questões abertas e 
fechadas e testou-se o jogo “O Livro de Aço”. A análise dos resultados permite afirmar que de 
modo geral não há conhecimento prévio dos alunos sobre as personalidades históricas presentes 
nas cartas, enquanto que os professores, ainda que também conheçam pouco sobre o tema, 
admitem a importância e possibilidade de trabalhá-lo em sala de aula utilizando o jogo. 
Outrossim, os alunos validaram positivamente o jogo, o que indica ser uma boa estratégia 
pedagógica. Em função das respostas da avaliação do jogo, conclui-se que o protótipo final do 
jogo foi validado positivamente pelos alunos. Dessa forma, o ideal seria que o jogo pudesse 
fazer parte do planejamento multidisciplinar por uma abordagem curricular transversal 
versando sobre relações de gênero e história das mulheres de forma multidisciplinar. 
Palavras–chave: Ideologia de gênero. Feminismo. História das mulheres. Jogo. 
 
ABSTRACT 
Throughout history of Brazil, the various existing societies tell and perpetuate memories 
of the history through cooperation between those who seek to dominate the structures of power 
and knowledge with the writing of history, based on criteria established by the ideology of the 
ruling classes. The Annales school was a movement of great importance and relevance for 
contemporary historiography, as it revolutionized writing, reading and the conception of 
historical sources, including the study of women in question. Understanding gender as a 
category of analysis admits the relationship between gender and power and the need to organize 
historical perception beyond social constructions and standardizations, perceiving the nuances 
between race, gender and social class. In this sense, the teaching of Brazilian history in schools 
must rescue the historical perspective of women, considering that the gender relationship is an 
important category for the analysis of historical events, observing the different conceptual 
aspects of ideology to understand how it is materialized in the schools, as is the case today with 
radical ultraconservative groups that polarize gender discussions to reproduce their own 
ideological values. In this way, the present study of an applied nature aimed to develop a card 
game about the heroines of the homeland inscribed or indicated in the Book of Steel of Heroes 
and Heroines of the Homeland as a strategy for the insertion of gender relationship themes and 
in lesson planning. Regarding the methodology, it consists of a qualitative action research, in 
which 4 teachers and 55 students from elementary school – final years – and high school 
participated in it. 3 questionnaires were applied, 2 with the students and 1 with the teachers, 
with open and closed questions and the game “O Livro de Aço” was tested. The analysis of the 
results allows us to affirm that, in general, there is no prior knowledge of the students about the 
historical personalities present in the letters, and the teachers also know little about the subject, 
but admit the importance and possibility of working it in the classroom using the game. 
Furthermore, the students positively validated the game, which indicates that it is a good 
pedagogical strategy. Based on the responses of the game evaluation, it is concluded that the 
final prototype of the game was positively validated by the students. Thus, the ideal would be 
for the game to be part of multidisciplinary planning through a cross-curricular approach 
dealing with gender relations and women's history in a multidisciplinary way. 
Keywords: Gender ideology; Feminism; Women's History; Games  | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |