UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Rosimeire Bispo Palmas da Silva
Titulo JOGOS COOPERATIVOS: UM ESTUDO DE VIABILIDADE PARA A EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
Orientador(a) Fabio Tadeu Reina
Data 16/04/2021
Resumo Resumo: Adolescentes em conflito com a lei ou popularmente rotulados de menores infratores tem sido um grave problema de segurança pública, educação, saúde, e assistência social no Brasil. Nessa perspectiva, buscando contribuir para melhoria dessas situações, o objetivo desse trabalho foi por meio de jogos cooperativos desenvolverem conteúdos de educação sexual para essa população, e com isso colaborar na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, abusos e violência sexual visto que muitos deles devido ao contexto social que lhes envolvem podem estar mais vulneráveis a situações de relações sexuais sem proteção, ou sofrer e praticar estupros. Para isso, foi idealizado um programa de atividades que foi apresentada para sete professores de educação física que trabalham com esse publico, tanto na Fundação CASA, como em escolas de referencia onde possuem pessoas cumprindo medidas sócio educativas. Sendo que por meio de um questionário eletrônico, pretendeu-se diagnosticar a viabilidade e aplicabilidade desse programa, sendo que os resultados apontaram que os jogos cooperativos adaptados à temática da educação sexual podem ser aplicados nas instituições supracitadas e possivelmente melhorar os níveis de conhecimento e os comportamentos sobre as questões levantadas nas atividades.
Palavras-chave: Jogos cooperativos. Educação Sexual. Adolescentes.

Abstract: Adolescents in conflict with the law or popularly labeled juvenile offenders have been a serious problem of public safety, education, health, and social assistance in Brazil. In this perspective, seeking to contribute to the improvement of these situations, the objective of this work was, through cooperative games, to develop sexual education contents for this population, and thereby collaborate in the prevention of sexually transmitted diseases, early pregnancy, abuse and sexual violence since many due to the social context that surrounds them, they may be more vulnerable to situations of unprotected sex, or suffer and practice rape. To this end, an activity program was devised that was presented to seven physical education teachers who work with this audience, both at the CASA Foundation, as well as in reference schools where they have people fulfilling socio-educational measures. Being that through an electronic questionnaire, it was intended to diagnose the feasibility and applicability of this program, and the results showed that cooperative games adapted to the theme of sex education can be applied in the aforementioned institutions and possibly improve levels of knowledge and knowledge. behaviors on the issues raised in the activities.
Keywords: Cooperative games. Sexual Education. Teens.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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