| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Yuri Kotke Cunha | 
		 
		
			| Titulo | 
			APRENDENDO A SENTIR-SE VIVO NO CORPO: UMA HISTORIOGRAFIA DOS CRUZAMENTOS ENTRE EDUCAÇÃO SEXUAL E TERAPIA CORPORAL NO BRASIL DO SÉCULO XX | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa | 
		 
		
			| Data | 
			04/05/2021 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Resumo: As terapias corporais no Brasil surgem em meados dos anos 1960 como um modelo 
alternativo de prática terapêutica, tendo como uma de suas influências principais a 
“orgonoterapia" de Wilhelm Reich, modelo terapêutico que postulava que “as enfermidades 
psíquicas são o resultado do caos sexual da sociedade”, advogando, assim, um novo modelo de 
vivenciar a sexualidade. A presente pesquisa busca investigar historicamente o advento das 
terapias corporais no Brasil nos anos 60, 70 e 80 e de que forma esse paradigma terapêutico se 
relaciona com a educação sexual da época. A história da educação sexual, sua relação com o 
campo médico e a possibilidade de cruzamento com o aspecto terapêutico das terapias corporais 
é observada. O objetivo desta investigação é localizar, compilar e analisar criticamente a 
produção bibliográfica que aborda especificamente as terapias corporais e a sua relação com a 
educação sexual a partir do contexto histórico das transformações sociais que ocorreram nestas 
décadas. Utilizamos como ferramentas metodológicas os conceitos de dispositivo e sexualidade 
oferecidos por Michel Foucault em sua História da Sexualidade e a obra escrita de Wilhelm 
Reich sobre a função do orgasmo, a fim de melhor compreender como se deu a chegada e a 
disseminação das terapias corporais no Brasil, o contexto histórico no qual se difundiram, o 
desenvolvimento, ou mesmo censura, em relação à educação sexual no período, bem como as 
ramificações e desdobramentos advindos daí. A análise apontou que a chegada e difusão das 
terapias corporais funcionou como uma espécie de educação sexual, cujo foco no corpo e um 
olhar mais terapêutico do que pedagógico delimitou o seu campo de atuação para o interior do 
universo da Psicologia após a sua formalização, um caminho que possibilitou estar 
relativamente livre da censura durante a ditadura militar no Brasil. 
Palavras chave: Educação Sexual; Corpo; História; Terapias Corporais; Wilhelm Reich. 
 
Abstract: Body therapies in Brazil emerged in the mid-1960s as an alternative model of therapeutic 
practice, having as one of its main influences Wilhelm Reich's “orgone therapy”, a therapeutic 
model that postulated that “psychic illnesses are the result of the sexual chaos of society ", thus 
advocating a new model of experiencing sexuality. The present research seeks to investigate 
historically the advent of body therapies in Brazil in the 60s, 70s and 80s and how this 
therapeutic paradigm is related to the sexual education of the time. The history of sex education, 
its relationship with the medical field and the possibility of crossing with the therapeutic aspect 
of body therapies is observed.The objective of this investigation is to locate, compile and 
critically analyze the bibliographic production that specifically addresses body therapies and 
their relationship with sexual education within the historical context of the social 
transformations that have occurred in these decades. We used as methodological tools the 
concepts of dispositif and sexuality offered by Michel Foucault in his History of Sexuality and 
the written work of Wilhelm Reich about the function of orgasm in order to better understand 
how the arrival and dissemination of body therapies took place in Brazil and its connection with 
the development or even censorship that occurred in the sexual education of the same period, 
the historical context in which it was disseminated and the ramifications and developments that 
came from it. The analysis pointed out that the arrival and diffusion of body therapies 
functioned as a type of sexual education, whose focus on the body and a more therapeutic than 
pedagogical look delimited its field of action towards the interior of the Psychology universe 
after its formalization, while allowing it to grow during Brazil’s military dictatorship. 
Keywords: Sex Education; Body; History; Body Therapy; Wilhelm Reich. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |