UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Juliana Marques Castilho de Matos
Titulo Educação Sexual e Gênero: representações sociais de professoras(es) que atuam no ensino médio
Orientador(a) Rinaldo Correr
Data 06/05/2021
Resumo Resumo: Na sociedade atual, deve-se considerar a complexidade do tema educação sexual, que perpassa a história e os valores de cada pessoa, observando-se, assim, a necessidade eminente de preparo da (o) profissional da educação, que atuará junto a essa temática. Conceituamos a sexualidade a partir de sua concepção histórica, social, cultural, além de psicológica, familiar e pessoal. Essa amplitude conceitual, favorece para compreensão da sexualidade como aspecto indissociável da vida humana. O presente estudo teve como objetivo identificar as Representações Sociais (RS) em relação à educação sexual, à sexualidade e ao gênero no contexto escolar de professoras (es) que atuam no ensino médio em uma escola estadual no interior do estado de São Paulo, Brasil. Identificar as RS e como e com quais recursos tais temáticas são abordadas, nos permite compreender a forma com que os docentes vêm conduzindo a educação sexual nos espaços escolares, possibilitando-nos identificar práticas exitosas, bem como as limitações, dificuldades e outras especificidades de sua atuação. O método utilizado para procedimento de coleta de dados baseou-se em entrevistas semiestruturadas, com questões abertas. Utilizamos como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais (TRS) para interpretar e analisar os dados obtidos com a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e transversal, realizada com cinco professoras (es), que teve por objetivo identificar as representações sociais sobre as temáticas citadas acima e suas formas de intervenção nos espaços escolares. Os resultados nos possibilitaram compreender que a educação sexual é apresentada pelas (os) docentes como área temática de importante relevância, visto a manifestação de conteúdos relacionados a expressões da sexualidade no âmbito escolar. As (os) professoras (es) demonstraram abertura e receptividade às demandas espontâneas e elegem o diálogo como estratégia favorável para abordar a temática. No entanto, a formação ausente ou insuficiente, o momento político atual, os posicionamentos familiares e, em algumas situações, a percepção de limitação pessoal e inseguranças, são indicadores de fatores que limitam o desenvolvimento da educação sexual de modo efetivo e emancipador. O impacto do momento político atual, que culminou em retrocessos no âmbito da educação sexual, foi evidenciado, sendo notório tensões e polarizações referentes a educação sexual no ambiente escolar. Concluímos, portanto, a necessidade eminente de trazer à luz tais discussões durante a formação inicial e continuada das (os) professoras (es), de modo contínuo, aprofundado. Como proposta de continuidade, será oferecido, à equipe escolar, momento de reflexões referentes aos conteúdos emergidos, elencando propostas de intervenções, juntamente com a equipe, que possibilitem sua preparação profissional, para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas referentes à sexualidade e gênero.
Palavras – chave: Educação sexual, Gênero, Ensino médio, Formação de professores.

Abstract: In today's society, the complexity of the sexual education theme must be considered, which permeates the history and values of each person, thus observing the eminent need to prepare the education professional, who will work with this thematic. We conceptualize sexuality from its historical, social, cultural, psychological, family and personal conception. This conceptual amplitude favors the understanding of sexuality as an inseparable aspect of human life. This study aimed to identify the Social Representations (SR) in relation to sexual education, sexuality and gender in the school context of teachers who work in high school in a state school in the interior of the state of São Paulo, Brazil . Identifying the SR and how and with what resources such themes are addressed, allows us to understand the way in which teachers have been conducting sex education in school spaces, enabling us to identify successful practices, as well as the limitations, difficulties and other specificities of their acting. The method used for data collection procedure was based on semi-structured interviews, with open questions. We used the Theory of Social Representations (TRS) as a theoretical-methodological framework to interpret and analyze the data obtained from the research. This is a qualitative, descriptive, exploratory and transversal research, carried out with five teachers (s), which aimed to identify the social representations on the themes mentioned above and their forms of intervention in school spaces. The results allowed us to understand that sexual education is presented by (the) teachers as an important thematic area, given the manifestation of contents related to expressions of sexuality in the school environment. The teachers showed openness and receptiveness to spontaneous demands and chose dialogue as a favorable strategy to address the theme. However, absent or insufficient training, the current political moment, family positions and, in some situations, the perception of personal limitation and insecurities, are indicators of factors that limit the development of sexual education in an effective and emancipatory way. The impact of the current political moment, which culminated in setbacks in the scope of sexual education, was evidenced, with tensions and polarizations related to sexual education in the school environment being notorious. We conclude, therefore, the eminent need to bring to light such discussions during the initial and continued training of teachers, in a continuous, in-depth manner. As a continuation proposal, the school team will be offered a moment of reflection regarding the content that has emerged, listing proposals for interventions, together with the team, that enable their professional preparation for the development of new pedagogical practices related to sexuality and gender.
Tipo Defesa-Mestrado
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