UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Mariane Pizarro de Souza
Titulo ENTRE A AUSÊNCIA E A REPRESENTATIVIDADE: GÊNERO E MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA
Orientador(a) Profa. Dra. Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa
Data 16/12/2020
Resumo Resumo: As mulheres tiveram as suas histórias silenciadas pela historiografia oitocentista, que as
considerava como indignas de serem estudadas; ademais, os historiadores daquele
período somente utilizavam como fontes históricas os documentos escritos da Igreja e do
Estado e, consequentemente, o passado dos indivíduos ditos “comuns” também fora
negado. Em 1929, é fundada a Escola dos Annales, a qual renova a teoria e os métodos
de se fazer História, alargando o rol de fontes historiográficas. Em 1960, com o advento
do movimento feminista, os historiadores e, essencialmente, as historiadoras começaram
a estudar o passado das mulheres, buscando compreender a histórica subalternização
feminina. Essas pesquisas deram origem, nos anos de 1980, a uma nova categoria
analítica, o gênero, o qual compreende que o feminino e masculino são construções
socioculturais criadas no âmago das relações de poder, a partir do sexo biológico dos
sujeitos. Atualmente, a História das mulheres e as relações de gênero são temáticas
consagradas, na academia; entretanto, nos últimos anos, grupos conservadores têm
acusado as escolas de estarem propagando uma suposta “ideologia de gênero”, ensinando
sobre identidade de gênero e orientação sexual, o que estaria deturpando os valores da
“família tradicional”. Apesar de, nos últimos meses de 2020, o STF ter barrado projetos
de lei que visavam a proibir que temas sobre gênero fossem discutidos nas escolas, os
conservadores conseguiram censurar os termos gênero e orientação sexual da PNE 2014
e da BNCC do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Com base nesse cenário, a
presente pesquisa analisou 12 livros didáticos de História que foram escritos em função
das orientações da BNCC, buscando estudar como os materiais abordavam a História das
Mulheres e as questões de gênero. Com base nas análises, foi constatado que as mulheres
e suas histórias ainda são marginalizadas nos livros, todavia, algumas obras apresentaram
informações que possibilitam aos educandos refletirem sobre como o gênero é
atravessado pelas questões de classe e étnico-raciais, e como os desígnios de gênero
podem mudar de uma sociedade para a outra. Ao final desta pesquisa, foram produzidos
dois materiais didáticos de apoio, um para o docente e outro para os educandos, contendo
informações e atividades a respeito da História das mulheres egípcias, gregas e romanas,
que podem ser utilizados em diferentes níveis e etapas de ensino.
Palavras-chave: História das Mulheres. Gênero. Livro didático.

Abstract: Women had their histories silenced by 19th century historiography, which considered
them unworthy to be studied, in addition, the historians of that period only used the
written documents of the Church and the State as historical sources, and, consequently,
the past of the so-called “common” individuals was also denied. In 1929, the School of
Annales was founded, which renews the theory and methods of making history,
expanding the list of historiographical sources. In 1960, with the advent of the feminist
movement, historians, and essentially, female historians began to study the past of
women, seeking to understand the historical female subordination. These researches gave
rise, in the 1980s, to a new analytical category, the gender, which understands that the
feminine and masculine are sociocultural constructions created at the heart of the power
relations, through the biological sex of the subjects. Currently, the history of women and
gender relations are themes consecrated in academia, however, in recent years,
conservative groups have accused schools of propagating a supposed “gender ideology”,
teaching about gender identity and sexual orientation, and that this would be disturbing
the values of the “traditional family”. Despite the fact that, in the last months of 2020, the
STF barred bills that aimed to prohibit gender issues from being discussed in schools,
conservatives managed to censor the terms gender and sexual orientation of the PNE 2014
and the BNCCs of Ensino Fundamental II and High School . Based on this scenario, the
present research analyzed 12 history textbooks that were written based on the guidelines
of the BNCC, seeking to study how the materials approached the history of women and
gender issues. Through the analyzes, it was found that women and their stories are still
marginalized in books, however, some textbooks presented information that allows
students to reflect on how gender is crossed by racial class and ethnic issues, and how
gender designs can change from one society to another. At the end of this research, two
didactic support materials were produced, one for the teacher and another for the students,
containing information about the History of Egyptian, Greek and Roman women, which
can be used at different levels and stages of education.
Keywords: Women's History. Genre. Textbook.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara