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			| Aluno(a) | 
			Suélen Cristina Cordeiro | 
		 
		
			| Titulo | 
			DANÇA, IMAGEM CORPORAL E DEFICIÊNCIA: QUESTÕES SOCIOAFETIVAS EM MULHERES CEGAS | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Fabio Tadeu Reina | 
		 
		
			| Data | 
			05/03/2021 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Resumo: A mulher com deficiência, enfrenta ainda hoje resquícios de um passado de 
dificuldades e desafios encarados, sejam estes arquitetônicos, culturais ou sociais, 
buscando sua independência e seu lugar na sociedade. A presente pesquisa teve 
como objetivo conhecer e descrever aspectos socioafetivos de mulheres com cegueira 
adquirida, verificando por meio de seus relatos possíveis mudanças entre o antes e o 
depois da deficiência, além de buscar possíveis influências da dança e imagem 
corporal na vida destas pessoas. Participaram da pesquisa duas (2) mulheres adultas 
jovens com deficiência visual adquirida, membros do “Lar Escola Santa Luzia para 
Cegos”, instituição para pessoas com deficiência visual localizada no município de 
Bauru/SP. O instrumento de coleta de dados foi um roteiro de entrevista 
semiestruturado - gravado em áudio e posteriormente transcrito - porém, a 
interlocução se deu de forma livre, possibilitando indagações conforme os assuntos 
surgiam durante o processo dialógico. Os resultados foram agrupados e apresentados 
em quatro categorias temáticas: a) relações sociais – onde vimos que diminui em 
função da cegueira e retrata a necessidade de engajamento contra o capacitismo 
vigente; b) relações familiares – o apoio familiar se mostrou um fator que torna uma 
pessoa com deficiência mais confiante e consequentemente mais preparada para os 
desafios cotidianos, c) sexualidade – se tornou mais prazerosa, a deficiência não as 
impede de ter desejos e vontades afetivo-sexuais; e d) corporeidade/dança – o 
empoderamento em relação à corporeidade e sexualidade, encontrando na dança um 
modo de expor seus sentimentos e explorar seus gostos e anseios. Com estes 
resultados, pudemos concluir que existe uma exclusão de mulheres com deficiência, 
inclusive em seu próprio círculo social, mas pudemos ver que o apoio familiar as 
empodera para que possam enfrentar os desafios presentes na sociedade. A dança 
se torna um modo de expressão, além de um meio de transformar os rumos de outras 
vidas, e instigar o público, expondo seus corpos e trazendo a diversidade para todos 
os palcos, inclusive o palco da vida. 
Palavras-chave: Deficiência Visual, Dança, Imagem Corporal, Sexualidade 
 
Abstract: The disabled woman still faces today remnants of a past of difficulties and challenges 
lived, be architectural, cultural or social challenges, looking for their independence and 
place in society. The present research aimed to know and describe socio-affective 
aspects of women with acquired blindness, checking through their reports possible 
changes between before and after the disability, and in addition to looking for possible 
influences of dance and body image in the lives of these people. Two (2) young adult 
women with acquired visual impairment participated in the research, members of the 
“Lar Escola Santa Luzia para Cegos”, an institution for people with visual impairment 
located in the city of Bauru / SP. The data collection instrument was a semi-structured 
interview script - recorded in audio and later transcribed - however, the dialogue took 
place freely, enabling questions as issues that arose during the dialogical process. The 
results were grouped and presented in four different thematic categories: a) social 
relationships - where we saw that it decreases due to blindness and portrays the need 
for engagement against the current capacitism; b) family relationships - family support 
proved to be a factor that makes a person with a disability more confident and 
consequently more prepared for daily challenges, c) sexuality - it became more 
pleasurable, the disability does not prevent them from having affective desires and 
sexual desires; and d) corporeality / dance - empowerment in relation to corporeality 
and sexuality, finding in dance a way of exposing their feelings and exploring their 
tastes and desires. With these results we can conclude that there is an exclusion of 
women with disabilities, even in their own social circle, but we could see that family 
support empowers them so that they can face the challenges present in society. Dance 
becomes a way of expression, as well as a means of transforming the directions of 
other lives, and instigating the public, exposing their bodies and bringing diversity to all 
stages, including the stage of life. 
Keywords: Visual Impairment, Dance, Body Image, Sexuality | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
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