UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Aline Patrícia de Souza
Titulo DESVELANDO A SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: REPENSANDO ESTRATÉGIAS PARA FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO SEXUAL
Orientador(a) Profa. Dra. DÉBORA RAQUEL DA COSTA MILANI
Data 18/02/2021
Resumo Resumo: No atual âmbito sociopolítico brasileiro presenciamos uma série de avanços e retrocessos que
ora se esticam, ora se encolhem na busca de encaixe diante de uma sociedade que pede por
liberdade ao mesmo tempo em que a reprime. Dentre os vários aspectos que sofrem com este
“efeito sanfona” está a educação, fantasiada pelo ideal de construir cidadãos críticos e
democráticos, porém compelida a reiterar valores sociais de classes dominantes. Diante desta
perspectiva, a escola é vista como referência do saber e de conhecimento que se desmembra em
disciplinas específicas de cada área, proclamando a formação do aluno enquanto sujeito atuante
e pensante. Todavia, no âmbito escolar deixa-se de trabalhar muitos assuntos que despertam
interesses pessoais, por julgá-los de pouca relevância ou de muita polêmica, como por exemplo,
a dificuldade de trabalhar a sexualidade dentro das escolas devido a fatores políticos e de
valores morais. Frente a isso, o professor enfrenta uma série de dificuldades, porquanto
comumente não tem formação que o instrumentaliza para lidar com as demandas emergentes
além do fato de que existe certa dificuldade em encontrar recursos didático-pedagógicos que
possam guiá-lo em sua atuação. O presente trabalho busca entender como educadores
compreendem as necessidades e dificuldades no processo ensino-aprendizagem quando se
envolve sexualidade, visando desenvolver estratégias para a formação continuada de
educadores quanto a Educação Sexual. De cunho qualitativo, a pesquisa foi desenvolvida com a
participação de 10 professoras, a partir de entrevistas semiestruturadas e seguido da realização
de oficinas que permitiram a compreensão da atuação docente e o desenrolar de estratégias para
refletir sobre como trabalhar a sexualidade dentro da sala de aula. Por fim, os resultados
apontam para o fato de que tais profissionais não se sentem preparados para desenvolver a
Educação Sexual, sendo os principais motivos a falta de formação específica e a escassez de
material existente para apoio de atividades em Educação Sexual, concluindo enfim que se faz
de extrema importância o investimento em formação continuada sobre Educação Sexual como
parte da formação do educador.
Palavras-chave: Formação Continuada; Educação Sexual; Educação.

Abstract: In the Brazilian socio-political, we have a lot of advances and setbacks that sometimes
repressing us. Among the various aspects that suffer with this, there is the education, fantasized
by the ideal of building analytics and democratic citizens, but compelled to reiterate social
values of ruling classes. In view of this perspective, schools are seen as a reference for
knowledge, which is broken down into specific disciplines in each area, proclaiming the
student's education as an active and thinking person. However, a series of issues are neglected,
as they are considered of little relevance or of many controversies, for example, the difficulty
of working on sexuality in schools because of political factors and moral values. Faced with
this, teachers faces a series of difficulties, since they do not have enough training to deal with
emerging demands and there is no facility in accessing didactic-pedagogical resources that can
guide them on their performances. This research brings how educators understand the needs
and difficulties in the teaching-learning process when sexuality is involved in order to develop
strategies for the continuing education of educators in Sexual Education. This qualitative
research was developed with the participation of 10 teachers, based on semi-structured
interviews and followed by workshops that allowed the understanding of teaching performance
and the development of strategies to reflect on how to work on sexuality within the classroom.
Finally, the results point to the fact that teachers do not feel prepared to develop Sex Education,
one of the reasons for this, in addition to the lack of specific training, the scarcity of existing
material to support activities in Sex Education, concluding that investment in continuing
education on sexual education is extremely important as part of the education of the educator.
Keywords: Continuing Education; Sexual Education; Education.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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