UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Maria Clara Multini Belchior
Titulo Mulheres Retomadas: um retrato político fotográfico da primeira Marcha das Mulheres Indígenas.
Orientador(a) Celia Regina Rossi
Data 18/02/2021
Resumo Resumo: Esta pesquisa teve como proposta refletir e investigar quais as representações da mulher indígena no Brasil colonial e contemporâneo por meio de narrativas fotográficas, advindas de alguns fotógrafos e autores, em contraponto com a narrativa produzida pela pesquisadora, durante a 1ª Marcha das Mulheres Indígenas, que aconteceu em Brasília, em 2019. Assim, o objetivo principal da pesquisa foi de localizar as diversidades e potencialidades destas mulheres, indagar estas posições históricas, estéticas e políticas, e reconduzí-las ao local de grandes protagonistas sociais e políticas do séc XXI no Brasil. A pesquisa de abordagem qualitativa caminhou por dados e fatos históricos sobre os povos indígenas do Brasil, com autores que se dedicaram à tal exercício de reflexão quanto às questões indígenas e políticas do Brasil, especialmente relacionadas à lutas e pautas indígenas ainda em voga, que produzem o movimento de resistência contra capitalista centenário. Posteriormente, a pesquisa acentuou o olhar as questões das mulheres indígenas, sua cosmologia e suas representações de gênero coloniais e modernas. Para alcançar o objetivo da pesquisa, a fotografia foi utilizada como técnica e objeto de estudo. A narrativa fotográfica produzida na 1ª Marcha das Mulheres Indígenas, demonstrou temas e atributos de grande relevância para a proposição desta pesquisa, onde foi possivel observar a insurgência de muitos temas que revelam uma mulher indígena contemporânea como uma importante agente de transformação. As reflexões dessa pesquisa demonstraram que a mulher indígena é uma agente imprescindível para as novas formas de organização que o mundo solicita, em diferentes âmbitos, seja social, ambiental, político-econômico, ético e feminino.
Palavras chaves: Mulheres. Povos Indígenas. Representação. Fotografia.

Abstract: This research aimed at reflecting upon and looking into the representations of the indigenous women in colonial and contemporary Brazil through narrative photography produced by some photographers and authors, in contrast to the narrative produced by the researcher on occasion of the first ever Indigenous Women Parade, which took place in Brasília in 2019. Therefore, the main purpose of this research was to identify these women’s diversities and potentialities, enquire about these historical, political and aesthetic positions and re-establish them as social and political protagonists of twenty-first-century Brazil. The qualitative research drew on historical facts and data about the indigenous population in Brazil, including authors who have dedicated their work to the reflection concerning political and indigenous issues in Brazil, especially those related to currently indigenous agenda, all of which contribute to resistance movements against capitalism. Later on, the research contemplated the issues related to indigenous women, their cosmology and their colonial and modern gender representations. In order to carry out this research, photography was used as both the technique and the object of this study. The narrative photography produced on the first Indigenous Women Parade provided topics of great relevance for this research, which allowed for the observation of several topics that reveal a contemporary indigenous woman as an important agent for transformation. Our considerations showed that the indigenous woman is an indispensable agent for the new forms of organization that the world requires: socially, environmentally, politically, economically, ethically and womanly.
Key-words: Women. Indigenous Peoples. Representation. Photography.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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