UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Pâmela Cian da Cruz
Titulo MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO SEXUAL DA UNESP/ARARAQUARA-SP (2013 A 2019)
Orientador(a) Ricardo Desidério da Silva
Data 25/02/2021
Resumo Resumo: Apropriar-se dos conceitos referentes à sexualidade tornou-se ao longo dos tempos uma
necessidade. As manifestações da sexualidade na contemporaneidade mesmo que ainda
tímidas pelas normativas sociais, expressam urgência em incluir diálogos que permitem
repensar a temática nos mais variados espaços e instituições. Imprimindo outras
possibilidades de diálogo, as pesquisas científicas também servem como base atuantes para a
Educação Sexual, uma vez que essas, também são disseminadoras do conhecimento e elege
espaço para reflexão. À vista disso, e pensando na sua pluralidade, percebeu-se a necessidade
de apresentar o que vem sendo produzido enquanto campo do conhecimento, buscando nesta
pesquisa, mapear 56 (cinquenta e seis) Dissertações defendidas e disponíveis no banco de
dados do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista
(UNESP) – Campus Araraquara/SP, no período compreendido entre 2013 a 2019 - sendo esse
Programa o único no Brasil, específico na área atualmente. Tratou-se de uma pesquisa
denominada “estado da arte”, a qual Ferreira (2002) afirma ser de caráter bibliográfico,
destacando “o desafio de mapear e de discutir uma certa produção acadêmica em diferentes
campos do conhecimento” (s/p.). Para as análises, optou-se pelo método “análise de conteúdo
na modalidade temática” de Bardin (1997), sendo as categorias de análise foram divididas em
05 (cinco) eixos temáticos: Olhares Pedagógicos (TEMA 01); Olhares Psicológicos (TEMA
02); Olhares Sociais e Culturais (TEMA 03); Olhares para a Saúde (TEMA 04) e Olhares
Históricos (TEMA 05). Assim, as 56 (cinquenta e seis) Dissertações elencadas, foram lidas e
ordenadas em quadros por ano de publicação, contendo informações como título, autor,
orientador, ano de publicação, eixo principal e categoria temática em que pertence. Em suma,
as categorias temáticas evidenciam variadas possibilidades de se trabalhar, aplicar, discutir e
vivenciar a sexualidade e a Educação Sexual por meio dos Projetos realizados. Das
ferramentas metodológicas mais utilizadas, foram elencadas: a revisão bibliográfica, a
pesquisa qualitativa, a pesquisa-ação, entrevistas e questionários e a análise de conteúdo na
modalidade temática. Evidenciou-se também que, nesse mesmo contexto foi reconhecido o
quanto a sexualidade ocupa espaços inatingíveis em que ainda busca por um fortalecimento
em sua efetivação. No entanto, o referido Programa se coloca no cerne de sua função com as
produções acadêmicas, uma vez que, ao elencar tantas pesquisas críticas e construtivas na
área científica, é tido como uma ação de resistência e enfrentamento frente ao
desmantelamento da Educação Sexual hoje no país. Contudo, a sistematização do
mapeamento realizado nessa Dissertação, possibilitará o acesso aos escritos selecionados,
podendo até mesmo, ser essa utilizada como um guia ou direcionamento das produções que
compreendem os anos de 2013 a 2019, o que contribuirá para novos direcionamentos e
pesquisas a serem traçadas no campo da Educação Sexual.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Sexual. Mapeamento. Dissertações. Programa de PósGraduação.

Abstract: Appropriating the concepts related to sexuality has become, over time, a necessity. The
manifestations of sexuality, in contemporaneity, even if still timid by social norms, express
urgency to include dialogues that allow rethinking the theme in various spaces and
institutions,In view of this, and thinking about its plurality, it was perceived the need to
present what has been produced as a field of knowledge, seeking, in this research, to map 56
(fifty-six) Dissertations defended and available in the database of the Master's Program in
Sexual Education of the Paulista State University (UNESP) - Campus Araraquara/SP, in the
period between 2013 and 2019 - this Program being the only one in Brazil specific in the area
currently. This was a research called "state of the art", which Ferreira (2002) claims to be
bibliographic in nature, highlighting "the challenge of mapping and discussing a certain
academic production in different fields of knowledge" (s/p.). For the analyses, we opted for
the method "content analysis in the thematic modality" by Bardin (1997), and the categories
of analysis were divided into 05 (five) thematic axes: Pedagogical Looks (THEME 01);
Psychological Looks (THEME 02); Social and Cultural Perspectives (THEME 03); Looks for
Health (THEME 04) and Historical Looks (THEME 05). Therefore, the 56 (fifty-six)
dissertations selected were read and ordered in tables by year of publication, containing
information such as title, author, advisor, year of publication, main axis and thematic
category in which it belongs. In a variety of ways, the thematic categories show various
possibilities for working, applying, discussing and experiencing sexuality and Sexual
Education through the Projects carried out. The most used methodological tools were listed:
bibliographic review, qualitative research, action research, interviews and questionnaires and
content analysis in the thematic modality. It was also evidenced that, in this same context, it
was recognized how much sexuality occupies unattainable spaces in which it still seeks a
strengthening in its effectiveness. However, this Program is at the heart of its function with
academic productions, since, by elisting so many critical and constructive research in the
scientific area, it is considered as an action of resistance and confrontation in the face of the
dismantling of Sexual Education today in the country. However, the systematization of the
mapping performed in this Dissertation will allow access to the selected writings, and may
even be used as a guide or direction of the productions that comprise the years 2013 to 2019,
which will contribute to new directions and research to be drawn in the field of Sexual
Education.
KEYWORDS: Sex Education. Mapping. Dissertations. Graduate Program.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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