| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Pâmela Cian da Cruz | 
		 
		
			| Titulo | 
			MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO SEXUAL DA UNESP/ARARAQUARA-SP (2013 A 2019) | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Ricardo Desidério da Silva | 
		 
		
			| Data | 
			25/02/2021 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Resumo: Apropriar-se dos conceitos referentes à sexualidade tornou-se ao longo dos tempos uma 
necessidade. As manifestações da sexualidade na contemporaneidade mesmo que ainda 
tímidas pelas normativas sociais, expressam urgência em incluir diálogos que permitem 
repensar a temática nos mais variados espaços e instituições. Imprimindo outras 
possibilidades de diálogo, as pesquisas científicas também servem como base atuantes para a 
Educação Sexual, uma vez que essas, também são disseminadoras do conhecimento e elege 
espaço para reflexão. À vista disso, e pensando na sua pluralidade, percebeu-se a necessidade 
de apresentar o que vem sendo produzido enquanto campo do conhecimento, buscando nesta 
pesquisa, mapear 56 (cinquenta e seis) Dissertações defendidas e disponíveis no banco de 
dados do Programa de Mestrado em Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista 
(UNESP) – Campus Araraquara/SP, no período compreendido entre 2013 a 2019 - sendo esse 
Programa o único no Brasil, específico na área atualmente. Tratou-se de uma pesquisa 
denominada “estado da arte”, a qual Ferreira (2002) afirma ser de caráter bibliográfico, 
destacando “o desafio de mapear e de discutir uma certa produção acadêmica em diferentes 
campos do conhecimento” (s/p.). Para as análises, optou-se pelo método “análise de conteúdo 
na modalidade temática” de Bardin (1997), sendo as categorias de análise foram divididas em 
05 (cinco) eixos temáticos: Olhares Pedagógicos (TEMA 01); Olhares Psicológicos (TEMA 
02); Olhares Sociais e Culturais (TEMA 03); Olhares para a Saúde (TEMA 04) e Olhares 
Históricos (TEMA 05). Assim, as 56 (cinquenta e seis) Dissertações elencadas, foram lidas e 
ordenadas em quadros por ano de publicação, contendo informações como título, autor, 
orientador, ano de publicação, eixo principal e categoria temática em que pertence. Em suma, 
as categorias temáticas evidenciam variadas possibilidades de se trabalhar, aplicar, discutir e 
vivenciar a sexualidade e a Educação Sexual por meio dos Projetos realizados. Das 
ferramentas metodológicas mais utilizadas, foram elencadas: a revisão bibliográfica, a 
pesquisa qualitativa, a pesquisa-ação, entrevistas e questionários e a análise de conteúdo na 
modalidade temática. Evidenciou-se também que, nesse mesmo contexto foi reconhecido o 
quanto a sexualidade ocupa espaços inatingíveis em que ainda busca por um fortalecimento 
em sua efetivação. No entanto, o referido Programa se coloca no cerne de sua função com as 
produções acadêmicas, uma vez que, ao elencar tantas pesquisas críticas e construtivas na 
área científica, é tido como uma ação de resistência e enfrentamento frente ao 
desmantelamento da Educação Sexual hoje no país. Contudo, a sistematização do 
mapeamento realizado nessa Dissertação, possibilitará o acesso aos escritos selecionados, 
podendo até mesmo, ser essa utilizada como um guia ou direcionamento das produções que 
compreendem os anos de 2013 a 2019, o que contribuirá para novos direcionamentos e 
pesquisas a serem traçadas no campo da Educação Sexual. 
PALAVRAS-CHAVE: Educação Sexual. Mapeamento. Dissertações. Programa de PósGraduação. 
 
Abstract: Appropriating the concepts related to sexuality has become, over time, a necessity. The 
manifestations of sexuality, in contemporaneity, even if still timid by social norms, express 
urgency to include dialogues that allow rethinking the theme in various spaces and 
institutions,In view of this, and thinking about its plurality, it was perceived the need to 
present what has been produced as a field of knowledge, seeking, in this research, to map 56 
(fifty-six) Dissertations defended and available in the database of the Master's Program in 
Sexual Education of the Paulista State University (UNESP) - Campus Araraquara/SP, in the 
period between 2013 and 2019 - this Program being the only one in Brazil specific in the area 
currently. This was a research called "state of the art", which Ferreira (2002) claims to be 
bibliographic in nature, highlighting "the challenge of mapping and discussing a certain 
academic production in different fields of knowledge" (s/p.). For the analyses, we opted for 
the method "content analysis in the thematic modality" by Bardin (1997), and the categories 
of analysis were divided into 05 (five) thematic axes: Pedagogical Looks (THEME 01); 
Psychological Looks (THEME 02); Social and Cultural Perspectives (THEME 03); Looks for 
Health (THEME 04) and Historical Looks (THEME 05). Therefore, the 56 (fifty-six) 
dissertations selected were read and ordered in tables by year of publication, containing 
information such as title, author, advisor, year of publication, main axis and thematic 
category in which it belongs. In a variety of ways, the thematic categories show various 
possibilities for working, applying, discussing and experiencing sexuality and Sexual 
Education through the Projects carried out. The most used methodological tools were listed: 
bibliographic review, qualitative research, action research, interviews and questionnaires and 
content analysis in the thematic modality. It was also evidenced that, in this same context, it 
was recognized how much sexuality occupies unattainable spaces in which it still seeks a 
strengthening in its effectiveness. However, this Program is at the heart of its function with 
academic productions, since, by elisting so many critical and constructive research in the 
scientific area, it is considered as an action of resistance and confrontation in the face of the 
dismantling of Sexual Education today in the country. However, the systematization of the 
mapping performed in this Dissertation will allow access to the selected writings, and may 
even be used as a guide or direction of the productions that comprise the years 2013 to 2019, 
which will contribute to new directions and research to be drawn in the field of Sexual 
Education. 
KEYWORDS: Sex Education. Mapping. Dissertations. Graduate Program. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |