UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Guilherme Gomes dos Santos
Titulo O amar, corpos que se relacionam: uma análise dos discursos sobre as relações amorosas em vídeos no YouTube
Orientador(a) Ricardo Desidério da Silva
Data 23/02/2021
Resumo Resumo: Existem demandas de pessoas por conhecimento sobre relacionar-se amorosamente, no
sentido afetivossexual. Diante delas, informações são disseminadas pelos mais diversos
“atores” sociais e meios de comunicação. Entende-se essa conjuntura como Educação Sexual.
Assim, questiona-se: qual tipo está sendo promovida? Qual a percepção sobre os corpos e
quais os discursos sobre relacionar-se amorosamente? Plataformas na internet, como a do
YouTube, são utilizadas diariamente por milhões de pessoas, para disseminar e acessar
conteúdos, entre os quais existem os que abordam questões sobre os relacionamentos
amorosos, que, de alguma forma, estão educando. Tendo isso em vista, este trabalho teve
como objetivo identificar os vídeos informativos mais acessados na plataforma do YouTube,
no Brasil, que abordam os relacionamentos amorosos e analisá-los criticamente. Para tal fim,
utilizou-se a palavra-chave “relacionamento amoroso”, no mecanismo de busca da própria
plataforma. Os vídeos foram filtrados pelo número de visualizações e os três mais
visualizados foram selecionados, excluindo-se aqueles que não se encaixavam no critério de
vídeos informativos. Para analisar os dados, optou-se pela Análise do Conteúdo, segundo
Bardin. Conforme esse processo, os vídeos identificados foram: “Relacionamento sem futuro
– Pe. Fábio de Melo”; “As 4 regras para um relacionamento dar certo”; e “Como
melhorar/reconstruir meu relacionamento”. As três temáticas de análise resultantes
culminaram em: “Uma Educação Sexual emancipatória?”; “Corpos que se relacionam”; e
“Discursos sobre relacionar-se amorosamente”. Os resultados da investigação se desdobraram
nas percepções de: incompatibilidade de todos os vídeos com uma Educação Sexual
emancipatória e falta de atributos que evidenciassem o compromisso com a transformação
social; abordagens omissas, restritas, incompletas e negligentes com a diversidade e
pluralidade de corpos, seus modos de existência e a trama de variáveis que os configuram; e,
discursos educativos diretivos, centrados nos sujeitos, restritos em um tipo de arranjo
amoroso, estendendo-se, no máximo, a algumas instruções para manejo de conflitos do casal,
negligenciando variáveis de ordem social, bem como abstendo-se de problematizações
entendidas como essenciais. Assim, considera-se necessárias produções e atitudes consoantes
com os atributos de uma Educação Sexual emancipatória, para espaços de discussão e
problematização sobre as relações amorosas consoantes com a diversidade de corpos e a
pluralidade nos modos de ser e de relacionar-se.
Palavras-chave: Relacionamento amoroso, Educação Sexual, Análise de Conteúdo,
YouTube.

Abstract: There is a demand for knowledge regarding love relationships, in the affective-sexual sense.
In view of these, information is disseminated by the most diverse social “actors” and the
media. This conjuncture is known as Sexual Education. Thus, it is questioned: Which type is
being promoted? Which body perception? And which affectively discourses? Internet
platforms, such as YouTube, are daily used by millions of people to disseminate and access
content, among these, there are those that in some way are educating. With this in mind, this
work aimed to identify the most accessed informational videos which romantic relationships
subject matter on the YouTube platform in Brazil in order to critically analyze them. For this
purpose, the keyword "love relationship" was used in the search engine of the platform itself.
The videos where filtered by the number of views and the three most viewed where selected,
excluding those that did not fit the criteria of informational videos. To analyze the data,
Content Analysis was chosen, according to Bardin. From this process, the videos identified
were: “Relationship without a future – Priest Fábio de Melo”; “The 4 rules for a relationship
to work”; and "How to improve / rebuild my relationship". In which, three topics of analysis
resulted: “An emancipatory sexual education?”; “Bodies that relate to each other”; and
“Discourses to relate affectively”. In this process, it was possible to notice: the
incompatibility of all videos with an emancipatory Sexual Education, due to the lack of
attributes that showed the commitment to social transformation; omitted, restricted,
incompleted and negligented approaches with the diversity and plurality of bodies, their
modes of existence and the network of variables that set them; and, directive educational
discourses centered on the subjects, restricted to a type of loving arrangement, extending at
most to some instructions to handle the couple's conflicts, neglecting social variables, as well
as abstaining from problematizations considered essential. Therefore, productions and
attitudes consonant with the attributes of an emancipatory Sexual Education are considered
necessary, in order to have spaces for discussion and problematization regarding the loving
relationships consonant with the diversity of bodies and the plurality in the ways of being and
relating.
Keywords: Love relationship, Sexual Education, Content Analysis, YouTube.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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