| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Lucas Aparecido Vizentim | 
		 
		
			| Titulo | 
			O PROFESSOR COMO MEDIADOR E MULTIPLICADOR DA EDUCAÇÃO SEXUAL: uma análise de práticas pedagógicas | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Débora Raquel da Costa Milani | 
		 
		
			| Data | 
			25/09/2020 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Resumo: Cada vez mais os professores reconhecem a importância da implementação da Educação Sexual 
no ambiente escolar. Nos anos finais do Ensino Fundamental, essas discussões geralmente 
ficam a cargo dos professores de Ciências. O tema, alvo de constantes debates nos âmbitos 
educacional, político e social, como um todo, encontra-se incluído de forma explícita e implícita 
nos conteúdos formais constantes nos documentos norteadores, em especial na BNCC – Base 
Nacional Comum Curricular, e, consequentemente, é expresso nos currículos estaduais e 
municipais. A condução desta temática, dessa maneira, deixa de ser algo unicamente 
transversal, como anteriormente concebido, e torna-se um direito de aprendizagem dos alunos, 
compondo o rol de aprendizagens essenciais, conduzindo os professores ao desenvolvimento 
do tema em sala de aula. A forma como tais temáticas são conduzidas, e até mesmo sua omissão, 
interfere na maneira como os alunos concebem a sexualidade. Analisar quando, como e com 
quais recursos tais temáticas são abordadas, nos permite compreender a forma com que os 
docentes vêm conduzindo a Educação Sexual nos espaços escolares, possibilitando-nos 
identificar práticas exitosas, bem como as limitações, dificuldades e outros detalhes de sua 
atuação. A pesquisa aqui apresentada, de cunho qualitativo, obteve dados por meio de 
entrevistas semiestruturadas. A análise e organização dos dados se deu por meio de análise de 
conteúdo, através da qual foram criadas categorias iniciais, intermediárias e finais que, 
finalmente, desdobraram-se em subcategorias, facilitando a apresentação e orientando as 
discussões. Foi possível compreender a atuação dos professores sob duas diferentes 
perspectivas: seu papel multiplicador, através da abordagem intencional dos conteúdos; e seu 
papel mediador, nos momentos em que demandas espontâneas surgem nos espaços escolares, 
de forma pacífica ou conflituosa. Evidenciou-se a valorização do tema em sala de aula e a 
necessidade de uma abordagem sistematizada dos conteúdos de Educação Sexual. Os dados 
obtidos desvelaram possíveis limitações e indisponibilidade de recursos complementares para 
o pleno desenvolvimento da temática. Verificou-se, ainda, que a abordagem intencional de 
Educação Sexual no contexto de sala de aula parte de aspectos biológicos, porém, não se 
restringindo a eles, e concentra-se quase sempre no oitavo ano do Ensino Fundamental, sendo 
eventualmente retomada, mostrando que não se tem uma continuidade neste trabalho. Os 
professores demonstraram abertura e receptividade às demandas espontâneas, dentro ou fora de 
sala de aula, geralmente intervindo quando essas acontecem, além disso, qualificaram as 
intervenções como sendo positivas e, quase sempre, suficientes para combater algumas 
situações conflituosas. À luz destes achados, vale frisar que agir com naturalidade, utilizar um 
tom de acolhimento e de abertura de diálogo, de maneira a buscar descontruir preconceitos por 
meio dos saberes científicos, voltados a desenvolver a empatia do alunado, são as principais 
estratégias apontadas pelos professores no trabalho de educação sexual, que as qualificaram 
como sendo satisfatórias. 
Palavras – chave: Educação Sexual, Prática Pedagógica, Ensino Fundamental, Ciências. 
 
Abstract: More and more teachers recognize the importance of offering Sexual Education in the school 
environment. In Elementary Education, these discussions are usually the responsibility of 
science teachers. The theme, the subject of constant debates in the political sphere, is included 
explicitly and implicitly in the formal contents contained in the guiding documents, especially 
in the BNCC - National Curricular Common Base, and, consequently, it is expressed in the 
curricula of other governmental spheres. The conduct of such themes, in this way, is no longer 
just transversal, as previously conceived, and becomes a right for students to learn, leading 
teachers to the development of the theme in the classroom. The way such themes are conducted, 
and even their omission, interferes on the way students conceive sexuality. Analyzing when, 
how and with what resources such themes are addressed, allows us to understand the way in 
which teachers have been conducting Sexual Education in school spaces, enabling us to identify 
successful practices, limitations, difficulties and other details of their performance. The research 
presented here was based on a qualitative analysis of data, obtained through semi-structured 
interviews. The analysis and organization of the data took place through content analysis, 
through which initial, intermediate and final categories were created, which finally unfolded 
into subcategories, facilitating the presentation and guiding the discussions. It was possible to 
understand the role of teachers from two different perspectives: their multiplier role, through 
the intentional approach of the contents, and their mediating role, in the moments when 
spontaneous demands arise in the school spaces, in a peaceful or conflicting way. It became 
evident that the theme was valued in class and the need for a systematic approach to the contents 
of Sexual Education. There were possible limitations and unavailability of complementary 
resources for the full development of the theme. It was found that the intentional approach to 
Sexual Education in the classroom starts from biological aspects, however, not being restricted 
to them, and is almost always concentrated in the eighth year of Elementary Education, 
eventually being resumed. Teachers showed openness and receptivity to spontaneous demands, 
inside or outside the classroom, usually intervening when these happen. They described the 
interventions as positive and, almost always, sufficient to combat some conflicting situations. 
Acting naturally, using a welcoming tone and opening up dialogue, seeking to deconstruct 
prejudices through scientific truths and develop student empathy, are the main strategies 
pointed out by teachers, who qualified them as satisfactory. 
Keywords: Sexual Education, Pedagogical Practice, Elementary Education, Sciences. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |