UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Lucas Aparecido Vizentim
Titulo O PROFESSOR COMO MEDIADOR E MULTIPLICADOR DA EDUCAÇÃO SEXUAL: uma análise de práticas pedagógicas
Orientador(a) Débora Raquel da Costa Milani
Data 25/09/2020
Resumo Resumo: Cada vez mais os professores reconhecem a importância da implementação da Educação Sexual
no ambiente escolar. Nos anos finais do Ensino Fundamental, essas discussões geralmente
ficam a cargo dos professores de Ciências. O tema, alvo de constantes debates nos âmbitos
educacional, político e social, como um todo, encontra-se incluído de forma explícita e implícita
nos conteúdos formais constantes nos documentos norteadores, em especial na BNCC – Base
Nacional Comum Curricular, e, consequentemente, é expresso nos currículos estaduais e
municipais. A condução desta temática, dessa maneira, deixa de ser algo unicamente
transversal, como anteriormente concebido, e torna-se um direito de aprendizagem dos alunos,
compondo o rol de aprendizagens essenciais, conduzindo os professores ao desenvolvimento
do tema em sala de aula. A forma como tais temáticas são conduzidas, e até mesmo sua omissão,
interfere na maneira como os alunos concebem a sexualidade. Analisar quando, como e com
quais recursos tais temáticas são abordadas, nos permite compreender a forma com que os
docentes vêm conduzindo a Educação Sexual nos espaços escolares, possibilitando-nos
identificar práticas exitosas, bem como as limitações, dificuldades e outros detalhes de sua
atuação. A pesquisa aqui apresentada, de cunho qualitativo, obteve dados por meio de
entrevistas semiestruturadas. A análise e organização dos dados se deu por meio de análise de
conteúdo, através da qual foram criadas categorias iniciais, intermediárias e finais que,
finalmente, desdobraram-se em subcategorias, facilitando a apresentação e orientando as
discussões. Foi possível compreender a atuação dos professores sob duas diferentes
perspectivas: seu papel multiplicador, através da abordagem intencional dos conteúdos; e seu
papel mediador, nos momentos em que demandas espontâneas surgem nos espaços escolares,
de forma pacífica ou conflituosa. Evidenciou-se a valorização do tema em sala de aula e a
necessidade de uma abordagem sistematizada dos conteúdos de Educação Sexual. Os dados
obtidos desvelaram possíveis limitações e indisponibilidade de recursos complementares para
o pleno desenvolvimento da temática. Verificou-se, ainda, que a abordagem intencional de
Educação Sexual no contexto de sala de aula parte de aspectos biológicos, porém, não se
restringindo a eles, e concentra-se quase sempre no oitavo ano do Ensino Fundamental, sendo
eventualmente retomada, mostrando que não se tem uma continuidade neste trabalho. Os
professores demonstraram abertura e receptividade às demandas espontâneas, dentro ou fora de
sala de aula, geralmente intervindo quando essas acontecem, além disso, qualificaram as
intervenções como sendo positivas e, quase sempre, suficientes para combater algumas
situações conflituosas. À luz destes achados, vale frisar que agir com naturalidade, utilizar um
tom de acolhimento e de abertura de diálogo, de maneira a buscar descontruir preconceitos por
meio dos saberes científicos, voltados a desenvolver a empatia do alunado, são as principais
estratégias apontadas pelos professores no trabalho de educação sexual, que as qualificaram
como sendo satisfatórias.
Palavras – chave: Educação Sexual, Prática Pedagógica, Ensino Fundamental, Ciências.

Abstract: More and more teachers recognize the importance of offering Sexual Education in the school
environment. In Elementary Education, these discussions are usually the responsibility of
science teachers. The theme, the subject of constant debates in the political sphere, is included
explicitly and implicitly in the formal contents contained in the guiding documents, especially
in the BNCC - National Curricular Common Base, and, consequently, it is expressed in the
curricula of other governmental spheres. The conduct of such themes, in this way, is no longer
just transversal, as previously conceived, and becomes a right for students to learn, leading
teachers to the development of the theme in the classroom. The way such themes are conducted,
and even their omission, interferes on the way students conceive sexuality. Analyzing when,
how and with what resources such themes are addressed, allows us to understand the way in
which teachers have been conducting Sexual Education in school spaces, enabling us to identify
successful practices, limitations, difficulties and other details of their performance. The research
presented here was based on a qualitative analysis of data, obtained through semi-structured
interviews. The analysis and organization of the data took place through content analysis,
through which initial, intermediate and final categories were created, which finally unfolded
into subcategories, facilitating the presentation and guiding the discussions. It was possible to
understand the role of teachers from two different perspectives: their multiplier role, through
the intentional approach of the contents, and their mediating role, in the moments when
spontaneous demands arise in the school spaces, in a peaceful or conflicting way. It became
evident that the theme was valued in class and the need for a systematic approach to the contents
of Sexual Education. There were possible limitations and unavailability of complementary
resources for the full development of the theme. It was found that the intentional approach to
Sexual Education in the classroom starts from biological aspects, however, not being restricted
to them, and is almost always concentrated in the eighth year of Elementary Education,
eventually being resumed. Teachers showed openness and receptivity to spontaneous demands,
inside or outside the classroom, usually intervening when these happen. They described the
interventions as positive and, almost always, sufficient to combat some conflicting situations.
Acting naturally, using a welcoming tone and opening up dialogue, seeking to deconstruct
prejudices through scientific truths and develop student empathy, are the main strategies
pointed out by teachers, who qualified them as satisfactory.
Keywords: Sexual Education, Pedagogical Practice, Elementary Education, Sciences.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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