|
|
Aluno(a) |
Luana Cristina Salla |
Titulo |
Um estudo de teses e dissertações sobre a educação sexual da pessoa com surdez |
Orientador(a) |
Profa. Dra. DENISE MARIA MARGONARI FAVARO |
Data |
28/02/2020 |
Resumo |
ResumornEste estudo pretende instigar à reflexão, do uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras, e quais orientações, no contexto sexualidade, o surdo, recebe. Abordando as relações de gênero, comportamento sexual, higiene corporal, prevenções. A proposta de orientação sexual procura considerar todas as dimensões da sexualidade, a biológica, a psíquica e a sociocultural. Tem como objetivo analisar como está sendo realizado a educação sexual da pessoa com surdez pelas teses e dissertações na área da educação no período de 2002 a 2019. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica. Os referenciais teóricos têm embasamento em comunicação como ferramenta essencial para acessibilidade à saúde dos surdos. A metodologia é de caráter descritivo e de natureza qualitativa. A coleta dos dados deste estudo foi realizada em duas Bases de Dados para consulta sendo elas, o Banco de Teses e Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD (IBICT). Entende-se que a pessoa com surdez, em seu processo de constituição, é marcada pelo enfrentamento de preconceitos, estigmas, estereótipos. Conclui-se, que de acordo com análise de dados que há necessidade da realização de mais estudos, que tratam os temas educação sexual, saúde, surdez e acessibilidade. Tento como resultado a importância da educação sexual à surdos, no intuito de fortalecer a identidade dessas pessoas e incluí-los na sociedade em que convivem.rnPalavras – chave: Educação sexual, Surdez, Libras.rnrnAbstractrnThis study intends to encourage reflection on the use of the Brazilian Sign Language - Libras, and what guidelines, in the context of sexuality, the deaf receives. Addressing gender relations, sexual behavior, body hygiene, prevention. The proposal of sexual orientation seeks to consider all dimensions of sexuality, biological, psychic and sociocultural. It aims to analyze how the sexual education of the deaf person is being carried out through theses and dissertations in the area of education from 2002 to 2019. This is a bibliographical study. The theoretical references are based on communication as an essential tool for deaf health accessibility. The methodology is descriptive and qualitative in nature. Data were collected from this study in two Databases for consultation, namely, the Capes Thesis and Dissertation Bank and the Brazilian Digital Library of Thesis and Dissertation - BDTD (IBICT). It is understood that the person with deafness, in its constitution process, is marked by the confrontation of prejudice, stigmas, stereotypes. It is concluded that, according to data analysis, there is a need for further studies that address the issues of sex education, health, deafness and accessibility. I try as a result the importance of sex education for the deaf in order to strengthen the identity of these people and include them in the society in which they live.rnKeywords: Sex education, Deafness, Libras. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|