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Aluno(a) |
Elaine Regina Terceiro dos Santos |
Titulo |
EDUCAÇÃO DE LÍDERES EM DIVERSIDADE, IDENTIDADE, GÊNERO E MODOS DE EXISTÊNCIA EM AMBIENTES CORPORATIVOS |
Orientador(a) |
Maria Regina Momesso |
Data |
28/02/2020 |
Resumo |
RESUMO
Na sociedade contemporânea as questões relacionadas à diversidade e inclusão, tornaram-se tema da agenda estratégica das empresas, dentro do bojo da governança corporativa. Nesse contexto, o problema de pesquisa desta dissertação foi o de identificar e refletir sobre as práticas educativas, discursivas e ações adotadas no mundo corporativo sobre diversidade, identidade, gênero e modos de existência, cujas práticas e ações estão voltadas à educação dos líderes em ambiente organizacional. Em relação aos procedimentos metodológicos, o trabalho realiza-se por meio de levantamento bibliográfico, pesquisa quantitativa e qualitativa tendo a aplicação de questionário, com 15 perguntas, cuja amostra foi realizada em uma empresa com diversos polos em todo o Brasil, perfazendo a participação de 956 colaboradores. O norte teórico-metodológico centra-se na análise de discurso, em especial na arquegenealogia foucaultiana.. Recorta-se do corpus os principais discursos que trazem à tona os efeitos de “verdade” sobre diversidade, identidade, gênero e modos de existência na organização pesquisada e na concepção dos colaboradores. A partir dos dados coletados, realiza-se a análise discursiva dos resultados procurando identificar quais efeitos de sentido de “verdades” emergem nas respostas sobre as temáticas em questão, que relações de poder estão aí imbricadas e sendo o poder circular e operatório, consequentemente, que efeitos de poder positivo são produzidos para a constituição de subjetividades e como isso pode atuar na ética do próprio sujeito. A análise dos resultados, apontam que os colaboradores possuem um discurso informativo com pouca profundidade em relação ao entendimento da diversidade e de suas implicações na vida do indivíduo, bem como desconhecimento sobre sexualidade, gênero e identidade de gênero. Foram observados também abstenções de respostas em questões críticas e comentários qualitativos de discriminação. Essas abstenções e/ou silenciamentos sugerem uma fuga dos colaboradores no tocante a envolverem-se com questões desse tipo. A partir da consolidação desses resultados elaborou-se e-book sobre a diversidade, identidade, gênero e sexualidade em ambiente corporativo, que sirva de subsídio e dispositivo educativo para as empresas para o tratamento dessas questões de forma ética.
Palavras-chave: Diversidade; Educação Sexual; Ambiente Corporativo.
ABSTRACT
In contemporary society, issues related to diversity and inclusion have become the subject of the strategic agenda of companies, within the bulge of corporate governance. In this context, the research problem of this dissertation was to identify and reflect on educational, discursive practices and actions adopted in the corporate world on diversity, identity, gender and modes of existence, whose practices and actions are aimed at educating leaders in an organizational environment. Regarding methodological procedures, the work is carried out through a bibliographic survey, quantitative research with the application of a questionnaire, with 15 questions, whose sample was performed in a company with several poles throughout Brazil, totaling the participation of 956 employees. The theoretical-methodological north focuses on discourse analysis, especially in Foucaultian archegenealogy. The main discourses that bring to light the effects of "truth" on diversity, identity, gender and modes of existence in the organization surveyed and on the conception of employees are cut out of the corpus. From the data collected, the discursive analysis of the results is carried out, trying to identify what sense effects of "truths" emerge in the answers on the themes in question, which power relations are intertwined there and being the circular and operative power, consequently, what effects of positive power are produced for the constitution of subjectivities and how this can act in the ethics of the subject himself. The analysis of the results indicatethat employees have an informative discourse with little depth in relation to the understanding of diversity and its implications in the individual's life, as well as ignorance about sexuality, gender and gender identity. Answers were also observed in critical questions and qualitative comments of discrimination. These abstentions and/or silences suggest an escape from employees regarding involving such issues. From the consolidation of these results, e-book was elaborated on diversity, identity, gender and sexuality in a corporate environment, which serves as a subsidy and educational device for companies to treat these issues ethically.
Keywords: Diversity; Sexual Education; Corporate Environment. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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