|
|
Aluno(a) |
Guilherme Araujo Graciano |
Titulo |
A construção da identidade e sexualidade de personagens femininas na literatura de entretenimento |
Orientador(a) |
Denise Maria Margonari Favaro |
Data |
28/02/2020 |
Resumo |
ResumornO presente trabalho consiste em apresentar os resultados obtidos a partir da aplicação de um minicurso sobre Literatura, Feminismo e Educação Sexual, ministrado em uma Escola Estadual no município de Ibaté. Com a utilização de obras de literatura de entretenimento, recém adquiridas ao acervo bibliográfico da escola, permitiu-se uma análise literária de quatro personagens femininas, a saber: America Singer, de “A Seleção”, de Kiera Cass; Katniss Everdeen, de “Jogos Vorazes”, de Suzanne Collins; Beatrice Prior, de “Divergente”, de Veronica Roth e Daenerys Targaryen, de “A Guerra dos Tronos”, de G. R. R. Martin. Utilizando as personagens, as tramas, os cenários e os enredos dessas obras, pôde-se criar o material para o desenvolvimento do minicurso, bem como proporcionar a interdisciplinaridade entre a Literatura de Entretenimento e a Educação Sexual. Dessa forma, além da análise bibliográfica das obras mencionadas, foi desenvolvido um estudo de caso, de natureza qualitativa, uma vez que a escola escolhida se trata de um modelo para o município. Não somente no enfoque de obras literárias, o minicurso ministrado explorou outras contribuições com os temas Entretenimento, Feminismo e Sexualidade, como a utilização de obras cinematográficas, bem como a sugestão de novas leituras. Inicialmente, essas obras podem parecer carentes de estética, mas, atualmente, os escritores cuidadosamente recorrem à história, aos fatos históricos e às críticas à sociedade para escreverem-nas. Nesse sentido, a partir dessas obras de ficção, tornou-se possível criar pontos que culminaram entre a sexualidade e a literatura contemporânea de entretenimento que o público adolescente tanto aprecia, proporcionando ao pesquisador criar um vínculo, relacionado à preferência e à motivação dos alunos, fazendo-os despertar para novos interesses em sala de aula, uma vez que, a maior parte deles compartilha de gostos e interesses comuns, devido à faixa etária na qual se encontram. Outro fator que contribuiu para o desenvolvimento do minicurso foram os avanços de recursos cinemáticos, pois muitas dessas obras tiveram seu sucesso adaptado cinematograficamente, permitindo um acesso ainda maior a alguns participantes tão envolvidos no mundo digital, mas que ainda não possuem o hábito de leitura, já que em algumas obras cinematográficas há divergência em relação ao texto escrito. Finalmente, esta pesquisa apontou um caminho para se trabalhar questões sobre sexualidade, feminismo, além de ter colaborado como um incentivo à leitura das obras selecionadas e de outras, bem como o olhar crítico ao que é considerado “clássico” e literatura de entretenimento, pela academia e por parte de alguns docentes.rnPalavras – chave: Literatura de entretenimento; personagens femininas; sexualidade, leitura.rnrnAbstractrnThis paper presents the results obtained from the application of a short course on Literature, Feminism and Sex Education, taught at a State School in the city of Ibaté. The use of works of entertainment literature, recently acquired from the school's bibliographic collection, allowed a literary analysis of four female characters, namely: America Singer, from “The Selection”, by Kiera Cass; Katniss Everdeen, from The Hunger Games, by Suzanne Collins; Beatrice Prior by Veronica Roth's “Divergent” and Daenerys Targaryen from G. R. R. Martin's “War of Thrones”. Using the characters, the plots, the scenarios and the plots of these works, it was possible to create the material for the development of the short course, as well as to provide the interdisciplinarity between Entertainment Literature and Sex Education. Thus, in addition to the bibliographical analysis of the mentioned works, a qualitative case study was developed, since the chosen school is a model for the municipality of Ibaté. Not only focusing on literary works, the short course explored other contributions to Entertainment, Feminism and Sexuality, such as the use of cinematographic works, as well as the suggestion of new readings. These works may, at first, appear to be lacking in aesthetics, but today writers carefully resort to history, historical facts, and criticism of society to write them. In this sense, from these works of fiction, it became possible to create points that culminated between sexuality and the contemporary entertainment literature that the adolescent public appreciates, providing the researcher to create a bond, related to students' preference and motivation, awakening them to new interests in the classroom, since most of them share common tastes and interests because of their age group. Another factor that contributed to the development of the short course was the advancement of cinematic resources, as many of these works had their success adapted cinematographically, allowing even greater access to some participants so involved in the digital world, but who do not yet have the habit of reading, since in some cinematographic works there is divergence in relation to the written text. Finally, this research pointed a way to work on issues about sexuality, feminism, besides having collaborated as an incentive to read the selected works and others, as well as the critical look at what is considered “classic” and entertainment literature, by the university and some professors.rnKeywords: Entertainment literature; female characters; sexuality, reading. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|