UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Andrea Simone de Andrade Colin
Titulo PERCEPÇÕES DA INFÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: a escuta de educadores formadores de uma rede municipal de ensino
Orientador(a) Profa. Dra. Marcia Cristina Argenti Perez
Data 12/12/2019
Resumo Esta pesquisa tem por objetivo analisar as percepções sobre a infância na contemporaneidade a partir da escuta de educadores formadores de um centro de formação de uma rede municipal de ensino. O intuito deste estudo é compreender qual a representação do conceito de criança e infância está presente nas concepções destes educadores. A pesquisa é de cunho qualitativo, desenvolvido a partir de um estudo teórico baseado em estudos clássicos e contemporâneos da infância, e um estudo empírico com a realização de entrevistas semiestruturadas com seis educadores formadores. Utilizamos o conceito de unidade significativa da Análise de Conteúdo de Bardin. Inicialmente o estudo traz uma reflexão sobre a construção histórica do conceito de criança e infância, e em seguida mostra como se dá a (res) significação da construção de infância na contemporaneidade e, por fim, apresenta uma reflexão sobre a infância na contemporaneidade a partir de estudo e análise das percepções dos educadores formadores. Por meio deste estudo almejamos compreender como estes educadores percebem a criança e a infância na atual sociedade.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara