|
|
Aluno(a) |
Andrea Simone de Andrade Colin |
Titulo |
PERCEPÇÕES DA INFÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: a escuta de educadores formadores de uma rede municipal de ensino |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Marcia Cristina Argenti Perez |
Data |
12/12/2019 |
Resumo |
Esta pesquisa tem por objetivo analisar as percepções sobre a infância na contemporaneidade a partir da escuta de educadores formadores de um centro de formação de uma rede municipal de ensino. O intuito deste estudo é compreender qual a representação do conceito de criança e infância está presente nas concepções destes educadores. A pesquisa é de cunho qualitativo, desenvolvido a partir de um estudo teórico baseado em estudos clássicos e contemporâneos da infância, e um estudo empírico com a realização de entrevistas semiestruturadas com seis educadores formadores. Utilizamos o conceito de unidade significativa da Análise de Conteúdo de Bardin. Inicialmente o estudo traz uma reflexão sobre a construção histórica do conceito de criança e infância, e em seguida mostra como se dá a (res) significação da construção de infância na contemporaneidade e, por fim, apresenta uma reflexão sobre a infância na contemporaneidade a partir de estudo e análise das percepções dos educadores formadores. Por meio deste estudo almejamos compreender como estes educadores percebem a criança e a infância na atual sociedade. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|