UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Carolina Xavier Esteves
Titulo A condição homossexual feminina no processo de envelhecimento e institucionalização em uma localidade portuguesa
Orientador(a) Prof. Dr. Paulo Rennes Marçal Ribeiro
Data 30/09/2019
Resumo Este estudo objetivou conhecer os sentimentos da mulher homossexual idosa durante o período de institucionalização. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de caráter qualitativo realizado com quatro mulheres homossexuais idosas que passaram pela experiência da institucionalização em uma localidade portuguesa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. Para tratamento dos dados foi empregue a análise de conteúdo por categorias. Nas categorias encontradas foi-nos possível apurar que, as verdadeiras barreiras que estas mulheres encontraram no decorrer de seu processo de institucionalização foram em sua maioria, retratadas através pela falta de humanização do tratamento e dos cuidados prestados pelas instituições que, invariavelmente, depreendem uma condição heteronormativa de seus clientes e as aplicam em seus padrões de atendimento, não valorizando as necessidades sentidas dos mesmos, seguindo um padrão de invisibilidade da sexualidade da mulher idosa e também da condição homossexual feminina. Aliam-se a estes resultados, a homofobia social vigente, coligada à deficiência na formação e atuação do corpo técnico acerca das múltiplas representações da sexualidade humana. Formações que valorizem a educação sexual podem configurar um instrumento valioso para que se possa proporcionar uma educação ou reeducação não só do corpo técnico mas também dos clientes e da comunidade como um todo, propondo ainda uma reformulação de conceitos, práticas sociais e institucionais que possam vir a colaborar para uma melhor relação cliente-instituição e humanização dos serviços prestados.
Palavras-chave: Educação Sexual, Homossexualidade Feminina, Envelhecimento, Institucionalização, Educação Social.

Abstract
This study aimed to know the feelings of the elderly homosexual woman during the institutionalization period. This is a qualitative exploratory-descriptive study conducted with four elderly homosexual women who had the experience of institutionalization in a Portuguese locality. Data were collected through semi-structured interviews. For data processing was used content analysis by categories. In the categories found, it was possible to ascertain that the real barriers that these women encountered during their institutionalization process were mostly portrayed by the lack of humanization of the treatment and care provided by the institutions that invariably imply a condition. heteronormative of their clients and apply them in their standards of care, not valuing their felt needs, following a pattern of invisibility of the sexuality of the elderly woman and also the female homosexual condition. Allied to these results, the current social homophobia, linked to the deficiency in the formation and performance of the technical staff about the multiple representations of human sexuality. Training that values sex education can be a valuable tool to provide education or re-education not only for staff but also for clients and the community as a whole, as well as proposing a reformulation of concepts, social and institutional practices that may come. to collaborate for a better client-institution relationship and humanization of the services.
Keywords: Sex Education, Female Homosexuality, Aging, Institutionalization, Social Education.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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