|
|
Aluno(a) |
Lorena Christina de Anchieta Garcia Pola |
Titulo |
SEXUALIDADE HUMANA E EDUCAÇÃO SEXUAL: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Orientador(a) |
Ana Cláudia Bortolozzi Maia |
Data |
22/02/2018 |
Resumo |
RESUMO
Muitos/as autores/as defendem a presença de programas de Educação Sexual nas escolas; entretanto, os métodos, as dificuldades, as ações realizadas e os avanços obtidos nessas intervenções pedagógicas nem sempre são divulgadas nos meios científicos. Além disso, mesmo havendo uma legislação que considere a importância desta temática nas escolas, não comumente, os agentes escolares assumem atividades de ensino-aprendizagem envolvendo as questões da Sexualidade Humana. Diante disso, este estudo teve por objetivo elaborar, desenvolver e descrever uma proposta de formação de professores em Educação Sexual, em consequência da inserção deste tema no Projeto Político Pedagógico em uma Unidade Escolar. Foram participantes: vinte e cinco professoras e quarto membros da Equipe gestora da Unidade Escolar do Ensino Fundamental – ciclo I de uma cidade do interior paulista. Ocorreram quatro encontros com uma hora de duração cada, desenvolvendo-se atividades pedagógicas e assuntos vinculados à Educação Sexual como: diferença entre os conceitos de sexo e sexualidade, Plano Municipal de Educação vigente, Educação Sexual no Projeto Político Pedagógico e Violência Sexual Infantil, além da análise e da reflexão sobre materiais pedagógicos nessa área. As atividades desenvolvidas contribuíram na formação das professoras, percebendo-se através de seus relatos que houve aumento nos aspectos - preparo e segurança-, uma vez que obteve-se mais confiança e interesse para assumirem a Educação Sexual com seus alunos/as. Espera-se que as discussões e os resultados alcançados sobre os limites e possibilidades dessa intervenção pedagógica sirvam como parâmetros para futuras ações neste importante campo educacional.
Palavras-chave: Educação Sexual, Formação de Professores, Projeto Político Pedagógico.
ABSTRACT
Many authors defend the presence of sexual education programs in schools; nevertheless, the difficulties, the actions performed and the advances obtained in these pedagogical interventions not always are disclosed in the scientific area. Besides, even if there is a legislation that considers the importance of this thematic in schools, not usually do we see educational agents perform teaching-learning activities that involve the questions of “Human Sexuality”. In the light of this, this study had, as a general objective, to elaborate, develop and describe an outline of guide action for Teacher Training in sexual education, in consequence of the insertion of this theme in the “Projeto Político Pedagógico” ( Political Pedagogical Project)in a school unit. The participants were twenty five female members and four others from the management team of an Elementary School in Primary Education of a São Paulo inland city. Four meetings occurred, lasting an hour each. In the meetings there were teacher training activities and, through their reports, we could realize that there was an increase in aspects such as confidence and prepare -once more interest and security was obtained to assume sexual education with their students.It is expected that the conversations and results obtained about the limits and possibilities of this pedagogical intervention suit as parameters for future actions in this important educational field.
Key-words: Sexuality, Sexual Education, Political Pedagogical Project, Teaching Material and Teacher Training Program. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|