|
|
Aluno(a) |
Jurandir Ferreira de Paiva Júnior |
Titulo |
DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: uma proposta criativa e lúdica para professoras/es do Ensino Fundamental I de uma cidade do interior do Paraná |
Orientador(a) |
Celia Regina Rossi |
Data |
27/02/2018 |
Resumo |
Resumo
As temáticas de gênero e sexualidade são conceituadas de formas distintas e abordadas pela sociedade por meio da exposição de simbologias, tabus e normas do desejo. Na educação escolar, as discussões de gênero e sexualidade têm sido abordadas pelas construções sociais e pelas pedagogias de educação, das quais, também normatizam a identidade de gênero e a orientação sexual. Sendo assim, a pesquisa teve por objetivo analisar a compreensão de diversidade sexual e de gênero na ótica das/os professoras/es no Ensino Fundamental I de duas escolas do interior do Paraná. Nesse cenário, justificou-se compreender os padrões tradicionais e as construções contemporâneas que se apresentam na sociedade. O estudo também foi justificado na prática escolar, a fim de compreender e problematizar a forma como o preconceito, a violência de gênero e os métodos de exclusão são formados. Em tempo, para encontrar formas de desconstruir esses conceitos e trazer com esta pesquisa novas possibilidades de criatividade e brincadeira na escola, permitindo que as crianças novas formas de conceber o outro e a comunidade. A metodologia que subsidiou esse estudo foi a análise qualitativa. Por fim, a pesquisa teve como pretensão contribuir para a produção do conhecimento a respeito da diversidade sexual e de gênero, recriando ações para a diminuição do comportamento LGBTfóbico.
Palavras-chave: Ensino Fundamental I. Educação sexual. Criatividade e ludicidade. Formação de professoras/es.
Abstract
The themes of gender and sexuality are conceptualized in different ways and addressed by society through the exposition of symbologies, taboos and norms of desire. In school education, discussions of gender and sexuality have been approached by social constructions and educational pedagogies, which also regulate gender identity and sexual orientation. Therefore, the research had the objective of analyzing the understanding of sexual and gender diversity in the perspective of the teachers in Elementary School I of two schools in the interior of Paraná. In this scenario, it was justified to understand the traditional patterns and the contemporary constructions that present themselves in the society. The study was also justified in school practice in order to understand and problematize how prejudice, gender violence and exclusionary methods are formed. In time, to find ways to deconstruct these concepts and bring with this research new possibilities for creativity and playfulness in school, allowing children new ways of conceiving the other and the community. The methodology that subsidized this study was the qualitative analysis. Finally, the research aimed to contribute to the production of knowledge about sexual and gender diversity, recreating actions to reduce LGBT-phobic behavior.
Keywords: Elementary School. Sex education. Creativity and playfulness. Teacher training. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|