UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Sexual

Aluno(a) Paula Camila Argenti
Titulo Sexualidade, Educação Sexual e Gênero : uma análise destas temáticas nas produções de um Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual
Orientador(a) Profa. Dra. DÉBORA RAQUEL DA COSTA MILANI
Data 28/02/2018
Resumo RESUMO
Considerando a sexualidade uma construção histórica, social e cultural buscamos mostrar primeiramente como ela é construída levando em consideração que a esta é inseparável ao desenvolvimento humano. A sexualidade está em nossas vidas desde o dia em que nascemos e nos acompanha até a nossa morte. Somos educados através de pensamentos construídos culturalmente que são reproduzidos em espaços sociais como na igreja, na família, na escola, entre outros que influenciam o indivíduo enquanto ser em constante formação. Destacamos a escola como espaço essencial para construir um processo de ensino aprendizagem sobre conhecimentos ligados a sexualidade que leve a uma Educação Sexual pautada nas diferenças, nas culturas. Diante do exposto, esta pesquisa de cunho bibliográfico, tem como objetivo verificar como a Educação Sexual e a relação de gênero são apresentadas nas produções de Pós-Graduação em Educação Sexual na UNESP de Araraquara. Considerando que este programa produz conhecimentos científicos relevantes para todos os envolvidos na educação formal ou informal, por ser o primeiro em nosso país a proporcionar a especificidade de pesquisas voltadas também a Educação Sexual. Os resultados da análise das dissertações selecionadas nesta pesquisa nos possibilitaram enxergar que os pontos que se sobressaem são as lacunas presentes nas formações iniciais e a falta de um acompanhamento nos términos das formações continuadas, sem ter assim um resultado das mesmas. Em suma, sugerimos que o Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual proporcione a divulgação aos/as professores/as das pesquisas que se referem diretamente à educação sexual e a formação de professores nos diferentes níveis de ensino. Possibilitando assim uma formação continuada reflexiva, compartilhando assim diversas experiências, sem distinções que aspire às pluralidades da criança ao adulto, excluindo-se, portanto, generalizações, regulações e padronizações, as quais produziram e continuam produzindo, distinções, desigualdades e exclusão social, sobretudo, na escola.
Palavras – chave: Educação Sexual. Relação de gênero. Formação Docente. Práticas Educativas.

ABSTRACT

Considering sexuality a historical, social and cultural construction we seek to show first how it is constructed taking into account that it is inseparable from human development. Sexuality is in our lives from the day we are born and accompanies us to our death. We are educated through culturally constructed thoughts that are reproduced in social spaces such as church, family, school, among others that influence the individual while being in constant formation. We emphasize the school as an essential space to build a process of teaching learning about knowledge linked to sexuality that leads to a Sexual Education based on differences, in cultures. In view of the above, this bibliographic research aims to verify how Sexual Education and the gender relationship are presented in the productions of Post-Graduation in Sexual Education at UNESP in Araraquara. Considering that this program produces scientific knowledge relevant to all those involved in formal or informal education, because it is the first in our country to provide the specificity of research focused on Sexual Education. The results of the analysis of the dissertations selected in this research allowed us to see that the points that stand out are the gaps present in the initial formations and the lack of a follow-up in the terms of the continuous formations, without having a result of the same ones. In short, we suggest that the Graduate Program in Sexual Education provide the dissemination to teachers of research that refer directly to sex education and teacher training at different levels of education. Thus allowing for a continuous reflective formation, thus sharing diverse experiences, without distinctions that aspire to the pluralities of the child to the adult, excluding, therefore, generalizations, regulations and standardizations, which have produced and continue producing distinctions, inequalities and social exclusion, above all , in school.
Keywords: Sexual Education. Gender relationship. Teacher Training. Educational Practices.

Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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